Programa Endereço da Gente facilitará a identificação das vias de Natal

Identificar todos os logradouros públicos que ainda não possuem sinalização adequada. Esta é a finalidade do Programa “Endereço da Gente”, uma iniciativa da Prefeitura do Natal executada pela da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). As ações do Programa tiveram início neste mês de agosto, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul da capital e se estenderão pelas demais regiões da cidade.

O “Endereço da Gente” vai atuar na nominação e sinalização de ruas, largos, travessas e avenidas dos bairros de Natal. De início vai priorizar as regiões mais carentes e que ainda não possuem nomes e numeração padronizada. Para tanto, levantamentos estão sendo realizados pela secretaria para mapear as áreas, além do cruzamento do banco de dados da Semurb com o dos Correios. O programa visa também, conscientizar a população sobre a importância de se preservar as placas de sinalização pública.

Segundo a Engenheira Civil do Setor de Geoinformação, Cartografia e Toponímia da Semurb, França Carvalho, o Programa tem o objetivo de reordenar os endereços da cidade, beneficiando diretamente o cidadão e as classes de entrega de correspondência e mercadoria. “No momento vamos priorizar os logradouros que não possuem identificação, depois estenderemos as outras localidades”, explica.

Um novo modelo de placa de identificação com novas dimensões e layout foi confeccionado para facilitar a visualização e a identificação das ruas e avenidas da cidade. Na nova placa constam as informações sobre o nome do logradouro, bairro e CEP. Ainda segundo França Carvalho, a população aprovou a nova placa e em breve novas placas estarão sendo instaladas nos bairros de Tirol e Pajuçara, revela.

Para solicitar correção das ruas com problemas de identificação e numeração, os moradores podem comparecer a sede da Semurb, localizada na rua General Glicério, 246, Ribeira e procurar a Central de Atendimento para obter mais informações. Após todo o processo uma certidão é emitida para cada imóvel, constando o endereço completo: rua, número, bairro, região administrativa e CEP.