Familias da comunidade de Luiz Gonzaga são transfer para o Planalto

Nessa quarta-feira (5) às 8h da manhã mais 50 famílias residentes da comunidade de Luís Gonzaga localizada, em Mãe Luiza foram transferidas para novas moradias no Planalto I. O projeto de remoção que está sendo feito pela Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (SEHARPE), faz parte do programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários que conta com os recursos do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura do Natal que tem como principal objetivo investir em moradias dignas para a população carente que vive em áreas precárias.

Para auxiliar os moradores com a mudança foram destinados pela, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Secretaria do Meio Ambiente (SEMURB) e Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), 10 caminhões e quatro combes que transportaram os pertences dessas famílias até as novas moradias. E com o objetivo de garantir à segurança e a tranqüilidade dos moradores a guarda municipal acompanhou todo o processo desde o momento que as pessoas desocupavam os barracos até achegada deles no Planalto I.

Todos os barracos serão demolidos pela SEMTAS e no lugar deles serão construídos espaços de utilidade publica. Segundo titular da SEHARPE Diana Motta a necessidade da retirada das pessoas daquela área se deu em função da situação precária em que elas estavam vivendo.

Rosicleide Bernardino (21), uma das moradoras da Comunidade Luís Gonzaga, estava bastante ansiosa em deixar o seu barraco de apenas um cômodo que ela vivia ao lado do marido e do filho de apenas um ano. “Estou bem alegre de poder agora ter uma casa com banheiro, dois quartos, sala e cozinha para morar com minha família”, enfatizou.

Moradores conhecem as suas novas casas

E já no novo endereço a outra ex-moradora da comunidade, Rosiele Costa (26), contemplada com uma casa, já festejava com dois dos seus três filhos Lucas (11) e Luanderson (7). “Aqui é bem diferente do barraco que eu morava com família. Lá a gente só tinha um cômodo que guardávamos todas as nossas coisas. A outra vantagem daqui é que tem banheiro, coisa que no barraco que morávamos não tinha”, ressaltou.

O trabalho de realocação de famílias teve inicio no mês de julho. Onde 83 famílias foram transferidas da comunidade Alagamar e 35 do Peão, ambas localizadas em Ponta Negra. E mais recentemente 62 do Detran em Cidade da Esperança. Essas pessoas que residiam nessas localidades carentes ocupavam lugares de preservação ambiental, leito de rua, espaços alagadiços e viviam em completa situação de risco e vulnerabilidade social. E agora poderão morar em casas com toda infra-estrutura necessária.

E ainda nesse segundo semestre mais duas localidades serão desfavelizadas com a mudança de 68 moradores de Oito de Outubro no conjunto Guarapes e 45 da Via Sul no bairro de Candelária. A expectativa é que até o final de 2009 sejam erguidas 465 unidades habitacionais. Outro ponto relevante e que também proporcionará melhorias para os dois conjuntos será a abertura de uma rua, a Maranata. A obra que já foi iniciada terá como principal objetivo ligar os dois bairros e facilitar o acesso dos moradores a todas as localidades da cidade.

Para realizar essas ações a SEHARPE e a Prefeitura Municipal do Natal contam também com o apoio de todas as secretarias municipais que irão equipar, progressivamente, os dois bairros com creche, escola, postos de saúde e todos os serviços públicos necessários para atender as famílias residentes dos Planaltos I e II.