Unidades de Saúde vão informar escalas e horários trabalho de servidores

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, assinou e o Diário Oficial do Municipal publicou hoje (04) a lei número 5.944 que determina a colocação de quadros informativos nas unidades de saúde para que a população possa acompanhar e fiscalizar as escalas de plantão e horários de trabalhos dos profissionais.

O documento diz que “nas Unidades Básicas de Saúde, Pronto-Socorros, Postos de Saúde e similares, administrados direta e indiretamente pelo Poder Publico Municipal, fica obrigatória a fixação de quadros informativos com os nomes de todos os profissionais de saúde que trabalham no local, suas especialidades e seus respectivos horários de trabalho”.

O texto da lei diz ainda que os quadros informativos deverão ser fixados obrigatoriamente nas estradas dos estabelecimentos, de modo a permitir a perfeita e fácil visualização pelos usuários.

“Estamos encaminhando hoje um ofício a todos os diretores de unidades, gerentes de distritos e chefes de setores para que preparem as escalas, mesmo que seja em cartolina, para informar os usuários, enquanto os quadros definitivos e no formato padrão ficam prontos”, reforçou a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde, Ilza Carla.

A secretária Ana Tania Lopes Sampaio destaca que essa medida vai ajudar no controle das escalas e horários dos servidores, já que a partir de agora os usuários vão poder fiscalizar de perto o cumprimento dos horários dos profissionais nas unidades, das mais próximas às mais distantes. "Queremos contar com a ajuda do usuário que vai poder acompanhar as escalas e fazer suas reclamações quando os horários e os plantões não forem cumpridos. Para os servidores comprometidos e responsáveis com seus horários essa lei também será muito boa, pois vai mostrar o trabalho deles", disse.