Uma aula diferente! Alunos da Escola Municipal Antônio Severiano, participaram na manhã desta sexta-feira (26), de uma visita em uma fábrica de café localizada no município de Extremoz, Região Metropolitana de Natal.

A atividade faz parte do Programa Pelotão da Cidadania. Os alunos acompanharam todo o processo de fabricação de uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros. Para a coordenadora do projeto social da fábrica, Taylani Kity Cavalcante, a visita de crianças e adolescentes é uma oportunidade de tornar pública a atividade realizada na empresa. “Quem sabe um dia algum desses alunos possa retornar como funcionário da empresa”, disse.

A origem da bebida é antiga e primeiro surgiu na África no século IX. Depois foi difundida pelo mundo através do Oriente e da Europa. No Brasil, as primeiras mudas do café chegaram por volta de 1727, originárias da Guiana Francesa pelo oficial português Francisco de Mello Palheta.

Atualmente o Brasil é o primeiro produtor e exportador mundial de café. As crianças também conheceram o “Museu das Xícaras”, com um acervo de cinco mil peças. O museu também conta toda história da fábrica até os dias atuais.

A estudante Brenda Stephanie Oliveira Dantas, disse que ficou impressionada com o “Museu das Xícaras” e também do processo utilizado para a fabricação do café. O colega de classe, Francisrayme Matheus Gomes da Silva, disse que nunca tinha visto nada parecido. “Achei super interessante. Gostei muito das maquetes contando como tudo começou na fábrica”.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Antônio Severiano, Jaércia Maria Oliveira, o projeto é uma oportunidade para favorecer conhecimento aos alunos. “Participando desse projeto, eles vão se tornar multiplicadores”, destaca.