Mal começou a terça feira de carnaval e a movimentação tomou conta das ruas do bairro da Redinha hoje cedo. Muitos nem dormiram e iniciaram os preparativos para desfilar em um dos blocos mais irreverentes do carnaval natalense, o bloco Os Cão.

Com cerca de cinco décadas de Carnaval, o bloco Os Cão vai às ruas da Redinha com muita irreverência e criatividade. Famílias inteiras, grupos de vizinhos, amigos de colégio ou faculdade, pessoas de todas as idades e classes sociais caem na brincadeira.

O pedreiro José Fernandes, 48, residente no Conjunto Santarém, que sai há três anos, estava acompanho dos filhos João Pedro, 13, Vitória, 8, Maria Luiza,6, e da neta, Poliana Kelly, de apenas 5 anos, que saía pela primeira vez no bloco. Também estava acompanhado do irmão e da cunhada. “Temos que participar, não tenho outra coisa a oferecer”, confessa o folião devidamente “fantasiado”.

Outro que estava com a família era o comerciante João Luis do Nascimento, 33, residente em Extremoz, acompanhado da esposa Sirlene Nascimento, operadora de máquina, e da filha Brenda Eloise, de apenas três anos. “Minha filha participou quando tinha apenas três meses, pode procurar na internet”, comemora. E complementa, “Esse é o melhor abadá do mundo, é muita folia e tradição”, afirma empolgado o folião.

Nem mesmo o prefeito em exercício Edivan Martins resistiu. Carnavalesco e sambista confesso, caiu na farra. Foi à concentração do bloco, o mangue da Redinha, e vestiu a fantasia.

“Os Cão é uma tradição de quase cinco décadas, um show de espontaneidade, representa um culto à natureza, todos brincando com um elemento essencialmente natural, de maneira criativa, e que reúne todas as classes mostrando a força e tradição do carnaval da Redinha e de Natal. Um evento que já se tornou conhecido nacionalmente pelo ineditismo” afirmou o prefeito em exercício.