As diretrizes que objetivam consolidar e fomentar as políticas de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa foram os principais eixos que direcionaram as discussões da temática no V Seminário Municipal de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (18) no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), e foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), referente ao dia 1º de outubro em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Seminário teve como tema o "Fortalecimento dos Vínculos Familiares e Comumitários: Uma perspectiva para efetivação dos direitos da Pessoa Idosa”. “As discussões buscaram gerar uma reflexão em torno do fortalecimento dos vínculos familiares, para assim consolidar a efetivação dos serviços voltados para o trabalho direto com as famílias, visando assegurar os diretos dos idosos”, explica Verônica Dantas, Secretária Adjunta de Assistência Social no Município.

Na ocasião, a primeira Conferência foi direcionada para a discussão sobre "A Intergeracionalidade no contexto familiar. Situação de risco ou de proteção para o Idoso?" com a participação da conferencista Ana Maria de Araújo, conselheira do Conselho Municipal do Idoso. “Nós observamos que existem muitos casos de idosos com direitos violados no âmbito familiar. Então, neste primeiro momento focamos na análise desses casos, que acontecem principalmente por parte de pessoas mais jovens. Dessa maneira, trabalhar essa questão se torna um artifício de extrema importância na diminuição desses índices negativos”, acrescenta, ainda, a Secretária Adjunta.

O evento ainda abordou a questão da "Experiência da Delegacia do Idoso na Apuração dos Crimes contra a Pessoa Idosa no município do Natal/RN", com o conferencista, Dr. Matias Laurentino dos Santos Filho. Além também de ter sido marcado pela composição de duas mesas redondas, a primeira referente à experiência dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social - CREAS no atendimento com as Pessoas Idosas no município do Natal. “As equipes da Semtas que executam esses serviços fazem o trabalho direto com os idosos e suas famílias, em paralelo realizamos também os trabalhos intersetoriais que envolvem a participação de outras secretarias como a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, além também da Promotoria e Conselho do Idoso”, destaca a Secretária Municipal Adjunta de Assistência Social.

A segunda mesa redonda discutiu a atuação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários da pessoa idosa. O evento contou ainda com a presença Ana Maria de Araújo, conselheira do Conselho Municipal do Idoso - CMI, e Kézia Menezes, assessora técnica do CMI, além dos idosos participantes de grupos vinculados a Semtas.

O evento marca um importante momento na estruturação e consolidação da execução das políticas públicas para os direitos da pessoa idosa e enfretamento aos casos de violência. “O seminário, de acordo com o foco de sua principal temática, objetiva uma erradicação dos casos de violência contra os idosos e isso só se consegue com muito trabalho e compromisso com a causa, o que é incentivado e valorizado a partir de momentos como esse Seminário”, finaliza a Secretária Adjunta.