Dentro das diversas atividades educativas da XIII Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento (Marco), da Secretaria Municipal de Educação (SME), acontecem às oficinas do Projeto “Escambo de Saberes: estágio e formação em artes”, para os alunos e professores da rede municipal de ensino. Participaram das oficinas de dança e música, 50 alunos da Escola Municipal Arnaldo Monteiro e outros 50 alunos da Escola Municipal Carlos Belo Moreno participaram das oficinas de artes visuais e teatro. As oficinas acontecem no Departamento de Artes (DEART) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e são ministradas pelos alunos do DEART.

De acordo com a professora da equipe de Artes da Secretaria Municipal de Educação, Kacianni Ferreira, além das quatro oficinas para as escolas, também acontece uma ação denominada “Circuito Cultural”, atividade que proporciona aos alunos, percorrerem todo o Campus Universitário, em um trenzinho. No trajeto Centro de Convivência, Galeria de Artes e a Escola de Música da UFRN.

Ainda na programação do Circuito Cultural, 50 alunos da Escola Municipal São José, visitaram os estandes da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), e o Corredor Cultural da Marco. As visitas são orientadas pelos professores das escolas, da equipe de Artes da SME e pelos voluntários da CIENTEC. “O objetivo é que nossos alunos tenham contato com as várias formas de artes e conheçam os espaços que são voltados para as artes, contemplando as quatro linguagens: dança, música, teatro, e artes visuais”, afirma Kacianni Ferreira.

Para Ryan Simon Silva Sarmento (10 anos), aluno da Escola Municipal Arnaldo Monteiro, que participou da oficina de dança, foi importante aprender sobre os movimentos, coreografias e até sobre imitações de animais para futuramente realizar uma peça. “No começo foi um pouco cansativo, mais gostei muito, porque aprendi coisas novas”, disse. Gleyce Kelly Batista Virgínea (12 anos) da mesma escola, disse que participou da oficina de música. “Tocamos violão, piano e cantamos várias músicas de Luan Santana, Paula Fernandes e Parangolé”, afirma.

Com 11 anos, Bruno Anderson de Souza Azevedo, da Escola Municipal Carlos Belo Moreno, relata que aprendeu sobre artes visuais, como criar imagens a partir de pontos e conheceu as cores primárias e suas combinações. “Tudo que aprendi vai melhorar meu desempenho na escola”, disse.

Participam ainda das oficinas 50 alunos da Escola Municipal Laércio Fernandes e 50 da Escola Municipal Ivonete Maciel. Os alunos da Escola Joseane Coutinho participam do Circuito Cultural. Os professores e alunos das escolas Professor Zuza, Reginaldo Ferreira, 4° Centenário, Laura Maia, José Sotero e Ferreira Itajubá também estão inscritos nas oficinas.

Projeto Escambo de Saberes

O projeto Escambo de Saberes tem por objetivo elaborar uma proposta de ação interinstitucional, tomando como referência o estágio supervisionado de formação de professores nas áreas de teatro, dança, música e artes visuais da UFRN, como desencadeador de um processo mútuo de formação, contemplando os licenciados nessas áreas e os professores de artes da rede pública de ensino, a partir da interlocução institucional com a Secretaria Municipal de Educação de Natal, a Secretaria Estadual de Educação e a 1ª Diretoria Regional de Educação e tendo como referência os convênios estabelecidos com o município de com Estado no campo do estágio supervisionado.