A Secretária Municipal de Saúde Maria do Perpetuo do Socorro Lima Nogueira, participou nesta quinta-feira (06), da Oficina de Avaliação e Instituição do Desenho Regional Planejando as Redes de Atenção: o Plano Diretor de Regionalização (PDR) como eixo norteador do Processo de Consolidação do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Norte no Centro de Formação Pessoal (CEFOPE), localizado no bairro de Tirol. A oficina prossegue nesta sexta-feira.

A secretária da SMS, que participou como coordenadora do sistema regional metropolitano, comentou a importância da oficina. “Esta oficina é para discutir o Projeto da Rede Cegonha que foi instituída pela presidente Dilma Rouself, para qualificar as maternidades e unidades de saúde na assistência materna infantil visando redução e prevenção à mortalidade,” afirmou.

A oficina foi estruturada de modo a propiciar condições para discussão sobre a organização das redes de atenção, tomando por base a configuração do PDR do estado do Rio Grande do Norte RN, aprovado na 179º Reunião Ordinária da CIB/RN e ainda, os dados relativos às realidades de cada município.

Segundo a técnica de planejamento da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) Maria Goreth Cunha, a pretensão da oficina é que os grupos discutam e sistematizem as informações pertinentes a sua região de saúde (PDR) em conformidade ao Decreto7. 508/2011.

“O objetivo é discutir entre os municípios até onde eles podem ser auto-suficientes, efetuar pactuações que garantam o acesso resolutivo e em tempo oportuno em cada região de saúde, visando a conformação da rede de atenção à saúde, sustentado pelo planejamento sanitário e em conformidade às políticas de saúde; construir a Rede Cegonha por região/município, entre outros pontos”, destacou GorethCunha.

Ainda estão participando da oficina representantes dos municípios da região, técnicos da equipe da SESAP-RN e representante das unidades de saúde pública do estado URSAP/SERSAP-RN.

A coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Fernando Pedroza, Iranir Costa Linhares, destacou a importância desta discussão para as unidades de saúde.
“A Rede Cegonha está sendo apresentadas as unidades de saúde para que essas possam ficar qualificadas para atenderem aos pacientes. Acontece muitas vezes, que os municípios como o de Fernando Pedroza, não possuem maternidades e isso faz com que não possamos dar uma assistência à mulher durante o parto, e com a implantação do projeto nas unidades de saúde este problema será amenizado”, afirmou.

Programação:
1 º Dia tarde 06/10/11

Trabalho em grupo (14 horas)
- Revisão e discussão do PDR atual- proposta de reformulação
- Atualização da Matriz Diagnóstica/Rede Cegonha da Região aprovada na CIB/RN
- Definição dos fluxos para: parto eutócito, parto cirúrgico, parto de alto risco, atendimento ao recém-nascido e à criança (sem e com risco) e outros procedimentos obstétricos.

2 º Dia manhã 07/10/11

Continuação do trabalho em grupo 8 as 12 horas)
Identificação dos serviços:
- Consultas para realização do pré-natal de risco habitual e alto risco
- Exames de rotina para o pré-natal de risco habitual e de alto risco
- Exames de imagem para o pré-natal de risco habitual e de alto risco
-Levantamento das necessidades: implantação, implementação e investimentos
- Apresentação dos resultados por região
-Consolidação do PDR e da Matriz Diagnóstica/Rede Cegonha da Região de Saúde
-Encerramento às 12 horas.