Com o tema “Avaliação das Políticas Públicas desenvolvidas para as Mulheres e Consolidando o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres” foi encerrado na tarde desta quarta-feira, 24, a II Conferência Municipal da Mulher. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal do Natal por intermédio da Secretaria da Mulher (Semul) em parceria com o Conselho Municipal dos direitos da Mulher (CMDM).

Cerca de 300 participantes reunidos na conferência, entre trabalhadores da Secretária da Mulher, gestores, sociedade civil, e delegados nomeados pelas intuições participantes das quatro regiões formaram os grupos de trabalhos, sugerindo e aprovando ações consolidando a proposta do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres com destaques a cinco eixos prioritários:

01. Autonomia econômica e igualdade no mercado de trabalho com inclusão social - Promover a autonomia econômica e financeira das mulheres garantindo a igualdade de gênero, considerando as dimensões ético-raciais, de orientação sexual, pessoas com deficiência nas relações de trabalho.

02. Educação inclusiva, não-sexista, não-racista e não lesbofóbica - Promover o acesso, a permanência e a valorização de meninas, adolescentes, jovens e mulheres à educação de qualidade. Contribuir para a redução da desigualdade de gênero, do preconceito, da discriminação étnico-racial; geracional, orientação sexual, e outras formas de intolerância, por meio da formação de gestores/as profissionais da educação e estudantes em todas as modalidades de ensino.

03. Saúde das mulheres, direitos sexuais e direito reprodutivos – Promover melhorias na atenção integral à saúde das mulheres, com recorte de raça e etnia, considerando as diferentes fases dos ciclos de vida.

04. Participação das mulheres no espaço de poder – Promover a participação plena e igualitária da mulher na vida e pública e fortalecer a inserção das mulheres nos espaços de poder e decisão.

05. Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres - Igualdade de gênero e enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres. Reduzir os índices de violência contra as mulheres e proporcionar as mulheres em situação de violência um atendimento humanizado, integral e qualificado nos serviço especializados e na rede de atendimento, considerando as diretrizes da política Nacional de enfrentamento a violência contra mulher.

Para Secretaria Municipal da Mulher Rosy de Sousa, a consolidação do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres representa uma conquista da sociedade: “Hoje é o dia em que as mulheres justificam suas lutas e reafirmam a sua presença na sociedade. São conquistas que sem dúvidas vão transformar a sociedade em todos os aspectos, principalmente norteando as políticas públicas para as Nós mulheres a serem desenvolvidas pelo município, transformando assim a nossa realidade e impulsionando o desenvolvimento”, ressaltou Rosy de Sousa.

Já a antropóloga Elizabeth Nasser do Grupo Autônomo de Mulheres (GAM) destaca a importância do envolvimento com o poder público para a acessão da mulher aos cna sociedade a. “A Conferencia é o espaço democrático onde os eixos representam as lutas de toda vida das mulheres, principalmente no tocante à educação e saúde. É importante que a luta seja continua e permanente, apesar da consolidação das políticas públicas das mulheres”, disse.

A Presidente do Conselho Municipal da Mulher de Natal Lucineide de Mendonça Freire enfatizou a importância da conferência. “A II Conferência da Mulher consiste no processo democrático e de conhecimento das mulheres pelos seus direitos para que seja efetivado pelo poder público.”

“Uma reflexão se faz necessário neste momento histórico para as mulheres, com o sentimento e a certeza de que a sociedade continua unida nos ideais de luta através das entidades de classe, priorizando a consolidação das políticas públicas municipais para Nós mulheres natalense.” Finalizou Rosy de Sousa – Secretária Municipal da Mulher.