Uma manhã repleta de conhecimento, lazer contemplativo e imersão nas raízes históricas de nossa cidade. Foi nesse cenário que os alunos da Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida, do conjunto Cidade Satélite, participaram, nesta quinta-feira, 18 de agosto, do passeio “Circuito Histórico Cidade Alta – Ribeira”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Ao todo, 45 crianças de duas turmas do 5° ano, com idade entre 8 e 9 anos, fizeram um circuito alternativo, adequado às condições do grupo, e ainda receberam um exemplar da cartilha Circuito Histórico Natal, elaborada pela secretaria, onde eles podem encontrar informações sobre cada um dos pontos visitados, além de fotografias aéreas e do local.

De acordo com o historiador da Semurb, Luciano Capistrano, responsável pela elaboração do projeto, a ideia do passeio histórico surgiu da necessidade de fazer com que os valores históricos de Natal fossem reconhecidos, para garantir que eles não sejam esquecidos pelas novas gerações. “Andar pelas ruas da cidade com os alunos possibilita despertar um olhar especial para a história e memória de Natal, que passa despercebida durante o nosso dia-a-dia” afirma.

Para o aluno Tiago Silva, de 9 anos, que não conhecia a maior parte dos locais visitados, destacou que esta forma é mais fácil e divertida de aprender. “A diferença é que quando nós visitamos o local podemos conhecer mais da nossa própria cultura e a história da cidade, não apenas o que é passado pela professora”, conta.

Para a professora Juvina Célia, esta iniciativa da Semurb promove maior abertura para integração dos alunos com a temática histórica e pode inclusive melhorar o rendimento deles em sala de aula. “O nosso aluno às vezes tem a dificuldade de deslocamento. Com esta ação é bem mais fácil, já que temos um roteiro determinado e com acompanhamento necessário para a visita”, revela.

Circuito

O circuito possui ao todo 28 pontos e se inicia na Praça André de Albuquerque, em Cidade Alta e termina na praça do Por do Sol, o Antigo Canto do Mangue, nas Rocas, passando por locais como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Velha), Museu Café Filho, Palácio da Cultura, Solar Bela Vista, Teatro Alberto Maranhão, Grande Hotel, Rua Chile, Casa da Ribeira entre outros. Já estão programadas para este mês mais três visitas ao circuito pela mesma escola.