Pesquisas feitas ao longo dos anos comprovam que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são do sexo masculino. Também confirmam que os homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres. A conclusão é de que isso acontece porque, ao contrário das mulheres, os homens não fazem a prevenção, ou seja, só procuram os serviços de saúde quando já estão doentes.

De acordo com os dados, 75% das enfermidades que mais acometem os homens têm origem na cardiologia, urologia, saúde mental, gastroenterologia, pneumologia e tumores. A pesquisa revela, ainda, que a maioria dos homens não pratica atividade física com regularidade; estão mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho; utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade; estão envolvidos na maioria das situações de violência; tem medo de descobrir doenças; acham que nunca vão adoecer e por isso não se cuidam; não procuram os serviços de saúde e não seguem os tratamentos recomendados.

Diante desse quadro, a Prefeitura do Natal está intensificando ações específicas visando despertar no homem a necessidade que ele tem de se cuidar para aproveitar melhor a vida. A Secretaria Municipal de Saúde está discutindo a possibilidade da realização de um seminário que culminará na implantação da Política Nacional de Atenção a Saúde do Homem. A previsão é de que o evento seja realizado em outubro deste ano em data a ser definida nos próximos dias.

Serviços
Como acontece em todo o país, a cidade do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já oferece serviços de prevenção e recuperação do câncer de próstata e de pênis. O paciente em questão também tem acesso à cirurgia de vasectomia que é feita por demanda aberta na Policlínica Dr. José Carlos Passos. A cirurgia é feita, ainda, nos hospitais Onofre Lopes e Santa Catarina, de acordo com convênio firmado com o município.

A responsável pelo Núcleo de Saúde do Adulto, Joana Darc, informa que o atendimento do câncer de próstata e de pênis é feito nas unidades de saúde do município, onde são realizados os exames de PSA e ultrassonografia. “Se houver necessidade da cirurgia, o paciente é encaminhado para as referências: Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer ou Hospital universitário Onofre Lopes”. Sobre a cirurgia de vasectomia, Joana Darc ressalta que durante 60 dias, o paciente participa de reuniões com psicólogo, assistente social e urologista, e de uma reunião individual ou com a companheira.

Política Nacional
A Política Nacional de Atenção a Saúde do Homem foi lançada pelo Governo Federal em 2009 e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal está em processo de implantação. A meta é possibilitar aos homens de 20 a 59 anos, acesso aos serviços de saúde ambulatorial bem como realizar atendimento em no mínimo 20% da população de 40 a 59 anos.

Os serviços de saúde já são oferecidos normalmente na rede. O grande diferencial é que os municípios têm que arranjar estratégias para fazer com que o homem vá ao serviço antes de adoecerem para fazer a prevenção e a promoção à saúde. “Essa é a grande discussão que a gente tem porque os homens só procuram o serviço quando estão doentes”, salienta Joana Darc.

Cabe aos municípios coordenar, implantar, acompanhar e avaliar a Política Nacional de Atenção a Saúde do Homem por meio da atenção básica; promover articulação inter setorial e interinstitucional; incentivar junto à rede municipal de educação, ações educativas; implantar protocolos clínico-terapêuticos; e promover parcerias com as demais esferas de governo, a qualificação das equipes de saúde.