Dando continuidade ao projeto de reestruturação da rede laboratorial da Prefeitura do Natal, as Unidades de Saúde da Família (USF) de Monte Líbano, Bom Pastor, Bairro Nordeste e Nova Cidade receberam, nesta semana da Secretaria Municipal de Saúde do Natal (SMS), todos os materiais necessários para implantação de postos de coleta de sangue nos locais. Cada centro de saúde recebeu kits com insumos como agulhas, seringas, álcool, tubos para coleta, braçadeiras, algodão, gases para atender a demanda de exames clínicos dos bairros.

De acordo com a farmacêutica e bioquímica responsável pelo Setor de Análise Clínica da SMS, Magda Fabiana Dantas, também foram promovidas capacitações com as equipes das USF- compostas por técnicos em Enfermagem, técnicos de laboratório, farmacêutico, bioquímico e enfermeiros - das quatro unidades de saúde, para que possa ser feito o trabalho de coleta sanguínea nas próprias unidades.

“A princípio, iremos realizar exames com as gestantes que utilizam as unidades de saúde que foram contempladas com os postos de coleta. Realizaremos exames como o de hemoglobina, plaquetas, VDRL, classificação sanguínea e todos os outros que estão classificados na tabela do Sistema Único de Saúde, e semanalmente faremos às unidades para acompanhar o trabalho da coleta sanguínea”, afirmou a bioquímica Magda Fabiana Dantas.

De acordo com a enfermeira da Unidade de Saúde do Bairro Nordeste, Maria Lúcia Costa de Oliveira, a possibilidade da realização destes nas próprias unidades, refletirão em mais conforto e comodidade para os pacientes, principalmente as gestantes, que não terão mais que se deslocar para outros bairros para realizar os procedimentos.

“Quinzenalmente iremos fazer exames com 20 gestantes, como o de hemoglobina e o de classificação sanguínea, entre outros. E, em todas as quintas-feiras dois profissionais, um bioquímico e um técnico laboratorial, virão à unidade acompanhar a coleta junto às enfermeiras. Além disso, quando as mães fizerem o pré-natal, irão também fazer exames que podem detectar até nove tipos de doenças, cujos resultados poderão ser recebidos nas próprias unidades em um prazo de até 30 dias”, explica a enfermeira Lúcia do Bairro Nordeste.