A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) iniciou nesta quinta-feira (27) no bairro de Pajuçara, um trabalho porta-a-porta com equipes de educadores ambientais e fiscais com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da manutenção da limpeza pública para evitar maiores transtornos e principalmente, deixar claro que se trata de uma obrigação de todos: desde o poder público à própria população manter a cidade limpa.

O trabalho é realizado paralelo a operação emergencial de limpeza, realizado em Pajuçara desde esta quarta-feira (26) e que apenas no primeiro dia recolheu 432 toneladas de lixo, com previsão de chegar a 800 toneladas ao final da operação.

O diretor de Operações da Urbana, Haroldo Martins, afirma que embora a coleta domiciliar de lixo seja feita regularmente três vezes por semana nos bairros da capital e dependendo do local, até diariamente, grande parcela da população não está fazendo a sua parte, pois a maior parte do montante de lixo é coletado em terrenos baldios, canteiros e outros logradouros públicos.

Nos vários bairros por onde a operação emergencial de limpeza pública vem sendo realizada, há casos, segundo informou o diretor de operações, que no momento em que o mutirão chegava ao final da rua, os populares já haviam despejados lixo no início da mesma, inviabilizando os esforços da Prefeitura do Natal por meio da Urbana de manter a cidade limpa.

Operação limpeza
Na semana passada, na zona Oeste de Natal, o mutirão de limpeza concentrou-se no bairro de Felipe Camarão, de onde retirou 540 toneladas de lixo que, somadas à produção prevista para o bairro Pajuçara, chegará a 1.340 toneladas de entulhos recolhidos pela operação.

Com relação à varrição e capinação no Pajuçara, os serviços foram executados em 1,5 km de ruas. Contudo, a previsão é de que até o próximo sábado (26) sejam varridas a capinadas 8 km das ruas do bairro. Já em Felipe Camarão, as atividades foram realizadas em 13 km.

Além de todos esses serviços, a ação contempla a manutenção de sistemas de drenagem, com desobstrução de galerias, bueiros, bocas-de-lobo, e limpeza no entorno de lagoas de captação, como ocorrido nas dos conjuntos Parque das Dunas I e II.

Haroldo Martins acrescenta que a Urbana pretende realizar esse esforço concentrado nas quatro regiões administrativas da capital. A Urbana possui toda a programação definida, até 26 de março, quando chegará ao bairro dos Guarapes, mobilizando 150 garis, 25 máquinas, tratores, caminhões-caçamba, enchedeiras, além de pás, vassourões, carrinhos-de-mão e material para pintura de meio-fio.