A Secretaria Municipal de Educação realiza no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), a XI Formação Justiça e Escola 2024, com o tema “O caráter conta - tecendo caminhos para uma cultura de paz”, reunindo diversos atores da Rede Municipal de Ensino de Natal em um encontro com o objetivo de ampliar e fortalecer o trabalho nas diversas unidade de ensino, com base em valores sólidos dos pilares do caráter, sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania, instituídos no Programa Justiça e Escola e na metodologia do Caráter Conta. O evento acontece nos dias 7 e 8 de maio.
Em um mundo cada vez mais interligado, onde as diferenças muitas vezes parecem dividir, a preocupação com o futuro das crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, norteia a parceria da SME-Natal com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, na aplicação e execução do Programa Justiça e Escola. “É bom saber e presenciar esse interesse de todos aqui em ver o futuro das nossas crianças formando o seu caráter, porque é na escola que é a fonte do saber. É na escola onde tudo acontece e essa nobre missão de ensinar não é para qualquer professor de universidade através de suas pesquisas. Aprofundamentos são importantes, mas eu acredito que tudo começa na infância”, destacou a juíza de direito e coordenadora do Núcleo de Atenção Psicossocial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Fátima Soares.
A titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Cristina Diniz, destacou a abnegação dos parceiros que atuam diretamente no Programa Justiça e Escola, e aos profissionais da Rede Municipal de Ensino, envolvidos também na execução do programa, tanto no processo de formação, como nas unidades de ensino. “Neste processo de construção das ações do programa e da metodologia, as ações formativas dão suporte técnico e estratégico para os professores e demais profissionais da Rede Municipal de Ensino, contribuindo para implementação de uma cultura de paz e para a formação cidadã”, pontuou.
Com uma abordagem que vai além da sala de aula, a iniciativa busca fomentar uma educação inclusiva, consciente e comprometida com os valores que sustentam uma sociedade mais justa e harmoniosa. “A formação Justiça e Escola é muito importante para que o professor possa trabalhar os valores dentro da escola e em sala de aula em prol da formação de cidadãos com valores estimáveis que constroem o seu caráter, incluindo os seus pilares - respeito, sinceridade, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania - , que ajudarão na sua trajetória de vida e seu crescimento, para viver num mundo melhor para si e o seu em torno de maneira justa para todos e todas”, destacou o gestor pedagógico da Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, Antonis Pereira da Silva.
Com a participação ativa de especialistas, gestores e educadores comprometidos, a XI Formação Justiça e Escola 2024 reafirma o compromisso da Rede Municipal de Natal em promover uma educação transformadora, que prepare os jovens não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida em sociedade, com respeito, equidade e solidariedade. “A importância dessa XI Formação do Justiça e Escola é voltada aos diretores e coordenadores com o intuito de propiciar nas unidades de ensino a criação de caminhos e possibilidades de vivenciar e formar nos estudantes valores tão necessários para a convivência com o outro de maneira respeitosa e pacífica norteada pelo senso de justiça e ética. Tudo isso voltado para a construção de uma sociedade mais justa, estabelecendo uma coexistência harmoniosa do indivíduo consigo próprio, com os outros e com o mundo a sua volta”, afirmou a diretora do departamento de Atenção ao Educando, professora Merise Maria Maciel.