Um grupo de estudantes da Escola Municipal Chico Santeiro, localizada no bairro Nordeste, participou de uma aula-passeio no Museu Câmara Cascudo nesta quarta-feira (8). Durante a visita, cerca de 40 estudantes das turmas de 1º e 2º ano conheceram as salas de Ciências Naturais, Antropológicas e de Paleontologia. No museu, percorreram exposições, painéis e mostras da instituição mantida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A atividade integra o projeto Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil, coordenado pelo Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação de Natal. 

Os estudantes visitaram o setor de Anatomia Comparada e observaram as características de formas e esqueletos de vários animais e também conheceram sobre icnologia, que estuda os vestígios resultantes das atividades dos seres vivos, como pegadas e rastros, marca de dentadas, ovos, túneis e tocas de habitação. 

Uma das estagiárias que acompanhou o grupo, Iara Letícia Brito do Vale, estudante de Ciências Atuariais da UFRN, contou que para as turmas infantis os conteúdos são apresentados de maneira lúdica. "Passamos os conteúdos de maneira mais lúdica, para facilitar o entendimento das crianças. Apresentamos as diversas exposições do museu, utilizando uma linguagem simples e exemplos que estejam no cotidiano dos estudantes". E falou ainda sobre o que normalmente chama mais atenção desse público infantil. "Os estudantes ficam encantados com o corredor biológico, onde eles veem os ossos dos animais e acham surpreendentes. Também gostam de entrar na caverna do museu", reforçou Iara do Vale.

Bastante atento à explicação dos estagiários do museu, estava o estudante do 1º ano, Guilherme Giovani da Silva, de sete anos, que falou sobre o que mais achou de interessante no museu. "Eu achei super legal conhecer os ossos dos dinossauros. Eu adoro saber sobre a história dos dinossauros", disse. O aluno contou ainda que não conhecia o Museu Câmara Cascudo. "Adorei conhecer, está sendo muito divertido".  

Outra colega de turma, a estudante de sete anos, Maria Noemy Tavares Macedo do Nascimento, também gostou de conhecer e visitar o museu. "O que mais gostei foi entrar na caverna e ver os ossos dos pássaros e outros animais. Foi bem legal essa aula-passeio", disse.

A professora Jessiane Florentino de Sousa Costa, da Escola M. Chico Santeiro, falou de que maneira a visita ao museu pode ser trabalhada em sala de aula. “Podemos trabalhar de várias formas, sobre a preservação do meio ambiente, os animais, e fazendo com que as crianças possam adquirir outros conhecimentos em geral”, disse. E complementou: “é muito importante trazer os nossos estudantes para ambientes de cultura e história, fora da sala de aula. As crianças estão todas encantadas com essa aula-passeio”.     

Segundo a assessora pedagógica do DAE, Marluce Cavalcanti Silva, o projeto Pelotão da Cidadania desenvolve ações educativas envolvendo o binômio educação e cidadania em escolas da Rede Municipal de Ensino, atuando os estudantes como multiplicadores de saberes em diversos aspectos como: preservação ao meio ambiente, saúde, cultura e protagonismo juvenil na comunidade escolar e de seu convívio. “Os estudantes da Rede assistiram uma aula de historiografia, anatomia, estudos sobre as aves, aula de icnologia, oportunidade de visitar uma réplica de uma caverna da cidade de Baraúnas/RN e aula de paleontologia. Notamos os nossos alunos bastante interessados sobre os dinossauros”, finalizou.