Nos próximos dias, a escadaria de Mãe Luiza-Areia Preta passará por repaginação com a intervenção artística em formato de mosaico nos seus pórticos e degraus que compõem a escadaria. Nesta terça-feira (3), o prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou o ateliê dos mosaicistas responsáveis pela produção e consequente instalação. A previsão é que na próxima semana seja iniciada a colocação.

Local preferido por moradores da Zona Leste para atividades físicas, o espaço receberá as artes em mosaico de autoria dos artistas Gildeci Pereira, Liana Diógenes, João Batista de Lima, Rosangela Rocha e Wendell Eduardo. Além do auxílio de assistentes contratados para o projeto através de seleção pública. 

 No total, serão 133 degraus e pórticos retratando a pesca, a Mãe Luiza (parteira que dá nome ao bairro), Cajus e outros ícones da nossa flora e fauna. Cada espelho tem 0,15m de altura por 4m de largura, com dois arcos medindo 30m² de área a serem revestidos.

O mosaico é um trabalho feito com pedras estilhaçadas ou roladas, pastilhas e cerâmicas estilhaçadas ou riscadas e cortadas. A matéria prima é de grande resistência e durabilidade. Os materiais vítreos são produzidos pela indústria para resistir ao efeito erosivo e manter a durabilidade das cores, servindo também como proteção para as áreas revestidas. 

Então além da beleza e durabilidade, esta modalidade ainda tem a função de impermeabilizar os espaços onde são fixadas. Um painel de grafite já adorna, hoje, a beira-mar, de Areia Preta e Miami, também uma intervenção artística patrocinada pela Prefeitura do Natal. 

Segundo o prefeito Álvaro Dias, “É mais uma obra de arte urbana que vamos instalar na escadaria de Mãe Luiza. Um trabalho artístico belíssimo que vai encantar a todos os que visitarem o local. E com certeza vai se transformar em um novo ponto turístico em Natal. O trabalho de mosaico que vamos implantar faz parte de um conjunto de ideias que nós temos colocado em execução para valorizar a  arte na nossa cidade”. 

Para o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, a obra é um marco na cidade. “Não há registro de obra em mosaico nestas dimensões e complexidade. É um marco da nossa cultura e que vai alavancar também a atividade econômica como ponto de visitação cultural”, avaliou.