Os professores de Artes da Rede Municipal de Ensino de Natal participaram de mais um encontro formativo durante toda a segunda-feira (31), com palestra da professora doutora Karyne Dias Coutinho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que abordou o tema “Arte, Corpo e Educação”. A formação virtual reuniu 94 educadores da disciplina de Artes.

 

Para descobrir a relação entre arte, corpo e educação, percebendo os sentidos compreendidos nessa relação para o alargamento da prática educativa, a professora Karyne Coutinho apontou a ideia de que a aprendizagem estaria vinculada a uma experimentação do corpo como pensamento, sensação, movimento, força, experiência, ação, forma, sentidos, prazer, eixo e vida. “Na escola, por exemplo, não é nada difícil, percebermos o quanto esse corpo, ele é entendido, organizado, conduzido, como um instrumento da cognição, do pensamento, da inteligência, da aprendizagem, do que quer que seja”, exemplificou a professora durante a palestra.


Já na seção “Vossa Majestade a Aula”, a artista plástica do RN Jussara Santos foi convidada para mostrar sua técnica com a mostra virtual “Ser do Sertão”. Por meio da arte, Jussara Santos apresenta recortes de adesivos, e deixa transparecer a beleza nos coloridos, seja a partir de influências musicais recebidas, contos familiares ou nas peregrinações pelos mais diferentes lugares em contato com pessoas conhecidas e desconhecidas. “Eu pego um pedaço de adesivo, que não tem mais utilidade, uso o estilete e vou montando a obra, que vai surgindo pela espontaneidade, vai tornando formas e movimentos, lembrando essa harmonia, simplicidade, invenções e desconstruções”, explicou a artista plástica.  

 

A professora e assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), Adeilza Gomes, disse na abertura da formação que a seção “Vossa Majestade a Aula”, é aquele momento em que o professor apresenta um relato de experiência da sala de aula. “A proposta é sempre estimular, incentivar o professor para vir relatar esse momento dele, de aula, aqui conosco e tem dado muito certo. E hoje, a nossa aula é diferente, mas não deixa de ser uma grande lição de artes”, afirmou Adeilza Gomes.