A Prefeitura do Natal finalizou nesta quinta-feira (13), a entrega dos Kits de Alimentação Escolar da Agricultura Familiar para 59.602 estudantes, sendo 58.263 matriculados na Rede Municipal de Ensino de Natal, e 1.339 de nove escolas filantrópicas credenciadas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ao Programa Nacional da Alimentação Escolar (PAE). Ao todo, foram distribuídos 387.413 mil quilos de gêneros alimentícios originários da agricultura familiar e o investimento na aquisição dos produtos foi de R$ 1.630.114,70 com recursos federais.

Por meio das cooperativas credenciadas, os produtos foram distribuídos nas 146 unidades de ensino e nas nove unidades filantrópicas. Cada estudante recebeu o kit contendo 1,5 kg de batata doce, 2k de banana, 2k de abacaxi e 1k de polpa de frutas de sabores variados (cajá, manga, goiaba e acerola), totalizando 89.403kg de batata doce, 119.204kg de banana, 119.204 kg de abacaxi e 59.602kg de polpa de frutas.

“Além de garantirmos produtos de boa qualidade e sem agrotóxicos para nossos estudantes, também valorizamos os produtos da agricultura familiar, contribuindo com o pequeno produtor e movimentando a economia regional”, pontuou a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Cristina Diniz.

Segundo a chefe do Setor de Alimentação Escolar da SME, Milena Fabrini de Paiva, cada Kit da Agricultura Familiar custou R$27,35 por aluno. Milena explica que “o aluno do Ensino Fundamental tem um repasse do Governo Federal de R$72 para todo o ano e 30% desse valor, por lei, precisa ser utilizado com alimentação originária da agricultura familiar. Já as crianças da Educação Infantil têm um repasse um pouco maior, então, foi feito uma média para chegar ao valor do kit”.

Ainda de acordo com Milena Paiva, a escolha do kit foi pensada em um cardápio já familiar dos alunos, considerando a regionalidade e priorizando os vegetais ofertados pela agricultura familiar. “O kit oferece nutrientes, como carboidratos, vitaminas e sais minerais”, afirma. Foram credenciadas para o fornecimento dos produtos as cooperativas Coopafama, Guancoop, Assoprove, AFCC e APBMAG, beneficiando cerca de 210 agricultores.

Distribuição
Na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, localizada no bairro Planalto, a entrega ocorreu nos dois turnos para os 1.446 estudantes. A diretora administrativa Rosângela Lúcia da Câmara Torquato, contou com a colaboração dos professores, auxiliares de serviços gerais e a equipe da secretaria, reunindo 40 pessoas para receber os pais dos alunos. “Seguimos todos os protocolos estabelecidos pelos decretos, álcool em gel na entrada, a escola toda demarcada com distanciamento e todos com máscaras. Eles entraram pelo portão frontal, receberam os kits da agricultura familiar e saíram pela lateral da escola”, afirmou.

A dona de casa Tânia Bezerra de Souza, mãe dos filhos Aldenir Bezerra Souza, de 12 anos e Neverson de Souza Silva, de 11 anos, comentou que o kit verde veio na hora certa. “Uma ajuda importante nesta época de pandemia e dificuldades que estamos enfrentando. Os alimentos vão completar a nutrição dos meninos”, disse.

A mãe de Kelven Ferreira de Lima, de 10 anos, Josilma Ferreira da Silva, auxiliar e monitora de ônibus escolar, comentou: “os alimentos são saudáveis e vão ajudar no desenvolvimento das crianças. Meu filho, por exemplo, adora frutas e verduras. Ficamos felizes com a entrega do kit”.

No CMEI Maria do Socorro Lima, os kits beneficiaram 278 crianças, dos níveis II ao IV da Educação Infantil. Para a gestora administrativa, Maria Dulce de Araújo Alves, a entrega foi organizada e tranquila. “Fizemos um cronograma de entrega para evitar aglomerações e seguimos todas as medidas de segurança sanitárias, com funcionários equipados, tapete higienizador e medidor de temperatura na entrada do CMEI”, contou.

Já a gestora pedagógica, Izabel Emília da Costa e Silva, do CMEI Nossa Senhora de Santana, falou da satisfação das famílias recebendo os kits. “Percebemos no olhar dos pais, a alegria no rostinho deles. As famílias ficaram gratas e nós felizes em contribuir de alguma maneira”. O CMEI, situado no bairro Nordeste, atende 170 crianças, dos níveis I ao IV. Para Jonas de Farias, pai de Débora Ester de Farias, do Nível IV, nem todo mundo tem condições de comprar frutas. “A entrega desse kit é muito útil. Acaba ajudando as famílias, pois tem criança que só conta com o alimento da escola”.