Um grande encontro cultural e educativo reunirá, em São Paulo (SP), estudantes e professores de todo o Brasil, que são semifinalistas da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Entre eles, o estudante José Guilherme Oliveira de Araújo, de 10 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Laura Maia. Com o poema “Meu lugar”, ele vai disputar a etapa regional da competição com 60 estudantes selecionados com  melhores poemas do país.  

 

 

O poema de José Guilherme foi classificado para a semifinal, que acontece de 04 a 06 de novembro em SP, após passar pelas três primeiras avaliações (escolar, municipal e estadual). O natlense viajará para a capital paulista acompanhado da professora orientadora, Marize Vasconcelos de Medeiros, na próxima segunda-feira (04/11).     

 

 

 

Nesta edição, o tema para a produção textual dos estudantes é “O lugar onde vivo”, que oportuniza aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Guilherme escreveu o poema “Meu lugar” com orientação da professora Marize, destacando a região onde mora, a comunidade, aspectos culturais de Natal e a figura do folclorista Luís da Câmara Cascudo. “Me esforcei bastante para escrever um bom poema. Falei da região onde moro, da praia, da minha cidade do sol e de algumas coisas que observo no meu dia a dia. Com a ajuda da professora fui rimando as palavras e escrevi seis estrofes. Estou ansioso para a viagem”, disse.

 

     

Marize Vasconcelos conta sobre o processo de construção dos textos. “Realizamos uma seleção de poemas feita em sala de aula, com o objetivo de produzir para a Olimpíada de Língua Portuguesa. Toda a turma participou e a comissão escolheu o poema de Guilherme para representar a escola”, disse.  Ela admite que não imaginavam que iam chegar tão longe. "O poema é um instrumento alfabetizador e mostra que o trabalho literário que realizei com a turma teve bastante efeito. Diariamente, realizamos saraus poéticos e leituras literárias em sala de aula para acolher os alunos com alegria. O trabalho literário é fundamental desde a alfabetização até o Ensino Médio”, afirma.  

 

 

A professoraMarize ressalta, ainda, que Guilherme é um aluno excelente. “Ele é um menino comportado, atencioso, educado e estudioso, que presta atenção as aulas. Ele tem potencial, diante disto, exercitamos a leitura literária cada vez mais. Independente do resultado, nós já somos vencedores”, concluiu. E observa que diversas atividades foram realizadas baseadas no Projeto Anual de Literatura: “Nome, Identidade e Comunidade – Meu bairro, minha vida”.  “Estudamos a origem do bairro, a comunidade, a cultura, os poetas e a parte econômica, realizamos aulas passeios, produzimos poemas e estudamos as obras de Zila Mamede, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, entre outros”. 

 

    

Para participar da 6º edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, o professor, coordenador ou gestor faz a inscrição da escola, e recebem as orientações para organizar as oficinas em sala de aula e auxiliar na ampliação do repertório dos alunos na produção dos poemas. O motofrentista Carlos André de Araújo Lima ficou orgulhoso com a conquista do filho. “Fiquei muito feliz com a classificação do meu filho. Foi uma surpresa que recebemos com muita alegria, porque sempre incentivei os estudos dele. O maior legado que posso deixar para meus filhos é a educação”. José Guilherme mora no bairro das Rocas, com o pai, a mãe e um irmão.

 

 

“Para todos nós da Escola M. Professora Laura Maia foi uma grande alegria ver um aluno e uma professora nossa serem selecionados entre os melhores poemas do Brasil, visto que a unidade de ensino incentiva a leitura”, afirmou a diretora pedagógica Maria da Conceição dos Santos. A gestora parabenizou o empenho da professora Marise e o seu amor pela literatura, além do esforço de João Guilherme para a construção do poema.  A unidade de ensino, situada na Praia do Meio, conta com 324 alunos, com turmas da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.      

 

 

OLIMPÍADA

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. São quatro categorias, poema, crônica, memórias literárias e artigo de opinião, divididas por escolaridade. 

 

 

O Programa Escrevendo o Futuro contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas do país, por meio de ações de mobilização para a formação de professores (as) de Língua Portuguesa.

 

 

MEU LUGAR

 

tem mar

praias de brancas areias

têm sereias

no meu lugar

todo dia é dia de brincar

 

no meu lugar

tem caju beijú

e tijuaçú

aqui se dorme de rede

tem coco pra matar a sede

 

Câmara Cascudo

é do meu lugar

lugar de sonhar

com a princesa de Bambuluá

 

tem cabaça que vira cuia

dos tapuias

tem noite de lua

na rua

tem vento

tem pipa

 

tem pião e pirão

polícia ladrão

gente no chão

cachorro magro

gato rajado

lixo jogado

homem embriagado

 

noiva do sol

cidade do mar

esse é o meu lugar

Natal de Poti

do rio Potengi

 

José Guilherme Oliveira de Araújo