O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu, nesta quarta-feira (23), capacitação sobre Leishmaniose Visceral para as equipes de educadores dos Distritos Sanitários Norte I e II, no Auditório do CCZ Sul.

 

De acordo com a chefe do Núcleo do Setor de Educação, Mobilização e Comunicação do CCZ, Huylliane de Souza, a capacitação é uma preparação para atividade de monitoramento que acontece ainda este mês, nos bairros de Redinha e Nossa Senhora da Apresentação, que contará principalmente com ações de educação em saúde e intervenção química, monitoradas pelas equipes de entomologia do CCZ.

 

Os temas abordados na capacitação foram: Epidemiologia das Leishmanioses, ministrados por Úrsula Priscila; Vigilância Entomológica e Controle de Flebotomíneos, por Márcia Cristina e Kléber Francelino; e, Abordagem Socioeducativa da Leishmaniose Visceral, por Huylliane de Souza e Weverton Matias, todos técnicos do CCZ.

 

A Leishmaniose Visceral é uma doença que acomete os seres humanos e animais, principalmente cães, e é adquirida a partir da picada do Flebotomíneo (mosquito-palha). Este transmissor da doença tem como habitat natural ambientes com umidade e farta matéria orgânica, como folhagens, galinheiros e plantações de bananeiras.