“A tarefa do educador infantil é a mais importante, pois ele planta a semente do conhecimento em solo fértil, auxiliando na formação de cidadãos que poderão fazer a diferença neste mundo globalizado”. Com esta afirmação o Secretário Municipal de Educação, professor Elias Nunes, declarou aberta a XI Jenat, no início desta terça-feira (9/02).

Com o auditório do Cemure– Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves - lotado com mais de 600 educadores, a XI Jornada de Educação das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal transcorre até o final da tarde desta quarta-feira, reservando um turno para cada área a ser trabalhada. A manhã de hoje foi totalmente reservada para a educação infantil, com a participação de todos os Cemeis e de seus educadores infantil.

Já o turno vespertino está reservado para os anos finais do ensino fundamental. Estes educadores terão a oportunidade de assistir a apresentação do Projeto Justiça & Escola 2010, com a Doutora Zeneide Bezerra, além de uma palestra com a professora Maria do Socorro Oliveira, abordando o cotidiano do professor em sala de aula.

O EJA - Educação de Jovens e Adultos – será o foco das discussões noturnas do dia de hoje, com a programação da Jenat direcionada para os professores desta etapa do conhecimento.

Os dois turnos de trabalho desta quarta-feira, dia 10, estão direcionados para os anos iniciais do ensino fundamental, que representa o maior contingente de alunos atendidos pela rede municipal de ensino.

Além das palestras aberta à participação dos educadores, a Jenat promove, também, oficinas com a troca de conhecimentos entre os professores. A novidade desta edição será a continuidade dos trabalhos durante todo o ano. Entre os meses de fevereiro e outubro ocorrerão planejamentos e projetos de intervenção pedagógica em toda a rede. O resultado deste trabalho será apresentado em outubro.

Para o secretário de educação, a Jenat tem um importante papel de promover a troca de informações entre os educadores da rede municipal de ensino.“Tudo o que é trabalhado aqui, é colocado em prática nos Cemeis e escolas de rede municipal de ensino, com um único objetivo final: a melhoria da qualidade da educação pública. E isso é uma responsabilidade de todos nós”, finalizou professor Elias Nunes.