As obras de recuperação do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que foram iniciadas no inicio de setembro, avançam em ritmo acelerado. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, visitou as instalações do equipamento no final da tarde desta sexta-feira (27) e foi informado que 15% dos serviços já foram realizados. O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Toscano, e o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, além dos engenheiros responsáveis pela obra acompanharam o chefe do executivo municipal na visita. A Prefeitura do Natal vai investir de R$ 3.642.732,60 (Três milhões seiscentos e quarenta e dois mil setecentos e trinta dois reais e sessenta centavos) na obra que está sob a responsabilidade da Tecnopav Construções Ltda.

Já foram feitas a limpeza das trilhas do Parque e a revisão das instalações elétrica e hidráulica. A chegada do material para ser realizada a troca está prevista para a primeira quinzena de outubro. A construção da Escola de Educação Ambiental também está bem encaminhada. A escola servirá como ponto de apoio de capacitação e treinamento para professores e estudantes das instituições de ensino das redes pública e privada da cidade.  A recuperação da área que fica nas proximidades do bairro de Cidade Nova também foi iniciada. Os três elevadores da torre do parque já foram comprados e serão entregues nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014: “Assim que chegarem serão instalados imediatamente”, garantiu Marcelo Toscano, titular da Semurb. Os operários trabalham em dois turnos para finalizar o serviço que tem a previsão de ser entregue em maio de 2014.

A estátua de Dom Nivaldo Monte também será restaurada e a secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo pretende fazer um busto do arquiteto Oscar Niemayer, o autor do projeto do Parque, para ser colocado na entrada do equipamento. “Precisamos prestar essa homenagem a este grande brasileiro que foi o Doutor Oscar Niemayer”, disse o prefeito Carlos Eduardo, lembrando que o projeto do Parque foi escolhido pelo próprio arquiteto como um dos 35 mais importantes da sua carreira.

Carlos Eduardo fez questão de passear por todo o complexo de obras e gostou do que viu, uma vez que a reestruturação do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte é considerada por ele como uma das ações mais importantes deste início de gestão. O prefeito ainda falou sobre a reativação do Memorial da Cidade que funcionava no alto da torre do parque. Ele determinou que a Funcarte inicie a elaboração dos projetos para recuperar todo o acervo do local. “Vamos retomar a funcionalidade do parque e transformá-lo em um espaço digno de receber a família natalense”, asseverou o chefe do executivo municipal.

Dácio Galvão informou que a Fundação Cultural Capitania das Artes já recebeu algumas sugestões da classe artística da cidade e que, com o aval do prefeito, a equipe vai aprofundar o trabalho para a construção de um projeto inovador. Ele lembrou que em 2008 os visitantes do Memorial da Cidade tinham a oportunidade de conhecer a história de Natal desde os tempos pré-históricos até os dias atuais, além de peças e outras obras que estavam expostas no local. Outra marca de destaque do Memorial era interatividade. Dácio recordou que na época existiam totens onde o visitante assistia a documentários sobre as belezas e a história de Natal. “Esse material foi perdido, mas nós vamos devolvê-lo aos cidadãos da capital potiguar”. Ele adiantou que a ideia inicial da equipe cultural da Prefeitura é reforçar a interatividade no memorial e ampliar as manifestações artísticas por toda a área do parque, instalando estátuas e obras pelas trilhas e caminhos do espaço.