Prefeitura garante continuidade da UPA Pajuçara

Com orçamento de 2012 aberto, atrasos nos repasses estão sendo regularizados

A Prefeitura do Natal realizou na tarde de ontem (23) o repasse para o pagamento dos salários atrasados dos funcionários da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Pajuçara. Com isso, está descartada a possibilidade de greve de servidores que vinha sendo cogitada pelos sindicatos dos profissionais da saúde.

Nesta sexta-feira (24), mesmo com a unidade funcionando com toda sua escala médica e dos demais profissionais de saúde completas, os sindicatos realizaram uma movimentação em frente à UPA para reivindicar a pagamento dos atrasados e mais segurança no local, já que a unidade sofreu duas tentativas de assalto este ano. O movimento foi simbólico, tendo em vista que as duas reivindicações já estavam sendo atendidas. “Ontem mesmo o sindicato foi informado do repasse da Prefeitura para a Associação Marca que espera a compensação do pagamento até o final da tarde de hoje para efetuar os depósitos dos servidores. Como se trata de movimentação bancária, até segunda-feira os salários estarão nas contas”, adiantou o diretor médico da UPA, Danton Novaes.

Com mais de um ano de funcionamento, esta foi a primeira vez que ocorreu atraso no pagamento dos salários dos servidores da UPA. A explicação foi o fechamento do orçamento de 2011 e a espera da abertura do orçamento municipal de 2012 quando o Executivo poderia fazer os repasses à Organização Social que administra a UPA Pajuçara.

“Foi um fato atípico e isso não compromete de forma alguma a credibilidade da UPA e a qualidade dos nossos serviços à população. Em 2011, UPA realizou mais de 130 mil atendimentos, cerca de 350 atendimentos por dia em urgência e emergência. O serviço é aprovado pelos usuários que não só confiam no atendimento, como reconhecem sua eficiência”, destaca a superintendente da OS em Natal, Gicele Giacomimi.

“A prioridade da UPA é prestar assistência médica de urgência e emergência de até média complexidade, e ainda damos os primeiros atendimentos nos casos de maior gravidade, estabilizando o paciente para que ele possa ser encaminhado ao hospital de referência. Adotamos o modelo de classificação de risco que prioriza o atendimento aos usuários com estado de saúde mais grave”, explica Dr. Danton.

A questão da segurança na UPA também já foi resolvida. Além da segurança privada mantida na unidade, a Guarda Municipal de Natal foi escalada para reforçar e proteger a UPA e desde ontem mantém guardas no local, com escalas que vão garantir segurança 24 horas.

Atendimento Normal

Apesar da divulgação de uma paralisação da unidade por parte de alguns meios de comunicação, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara está com atendimento normal nesta sexta-feira. O quadro de funcionários, composto por três médicos clínicos gerais, pediatra, enfermeiros e técnicos em Enfermagem, está completo. Entre 0h e 10h30 da manhã de hoje, foram feitos 69 atendimentos médicos e 91 classificações de risco, procedimento que antecede a entrada ao consultório médico e determina a prioridade de cada caso. O ato de protesto organizado pelos sindicatos ocorreu das 8h às 10h e não prejudicou o atendimento.