Dengue: Prefeita Micarla credita resultado ao forte trabalho de prevenção

A prefeita de Natal Micarla de Sousa, ao ser informada pelo Ministério da Saúde que Natal está fora do risco de epidemia de dengue, creditou os bons índices ao trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Natal, com ênfase ao apoio concedido à categoria dos agentes de combate às endemias e à contratação de mais 100 agentes temporários para trabalhar na prevenção do mosquito.

“Trabalhamos muito a prevenção. Concedemos estabilidade funcional aos nossos agentes. E contratamos mais 100 temporários. Além disso, realizamos uma série de ações preventivas”, lembrou Micarla. Esta é a primeira vez que o município não corre risco de epidemia de dengue por apresentar índice abaixo de 1% no Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypt (LIRAa).

O fato é inédito e levou em conta os dados aplicados em todas as regiões do Brasil. A metodologia revelou que para cada 100 domicílios visitados em Natal, 0,8% havia a presença do mosquito da dengue. A prefeita explica que a contratação de novos agentes de endemias promoveu a redução do retorno do agente em cerca de 30 dias ao domicílio.

“Antes eles demoravam 90 dias para retornar. Agora demoram 60 dias, ampliando o trabalho de combate aos focos”, disse a prefeita. Micarla lembrou ainda que foram priorizadas áreas de maior risco de contaminação da dengue na cidade, como os bairros das Quintas, Felipe Camarão e Mãe Luiza. “Realizamos o mutirão Todos contra a dengue, em parceria com o Ministério da Saúde. Firmamos parcerias, como a do Supermercado Nordestão, que capacitou alunos das escolas municipais para serem agentes multiplicadores. Contamos com o apoio irrestrito do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, na visita aos imóveis e na orientação à população para evitar criadouros”, comemorou a prefeita Micarla de Sousa.

Apesar da notícia positiva confirmada pelo Ministério da Saúde, a prefeita de Natal Micarla de Sousa disse que o trabalho não poderia ser minimizado. “Ao contrário, temos que ampliar nossa vigilância. Vamos agora em janeiro intensificar as ações. Vamos investir em campanhas educativas e publicitárias. Trabalhar a cultura e a educação das pessoas principalmente nas escolas. Todos já sabem como prevenir. Mas temos que estar alertando para que as pessoas possam agir e evitar formação de focos”, destacou a prefeita.