Grande Desfile do Natal em Natal começa nesta segunda-feira

Crédito da imagem: Canindé Soares

Com o tema “A Estrela do Natal – Esperança”, o Grande Desfile do Natal em Natal começa nesta segunda-feira (26) às 20h00, no entorno da Praça Pedro Velho (Praça Cívica). Este ano o desfile que prossegue até dia 30 de dezembro, vai oferecer aos expectadores um espetáculo musical, visual e, sobretudo, coreográfico. O desfile conta com 170 bailarinos, entre alunos e profissionais, do Corpo de Baile do Ballet Municipal e do Balé Popular de Natal, vinculados à Fundação Cultural Capitania das Artes, além de integrantes da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM). Outra inovação do cortejo natalino versão 2011 é a presença de integrantes de três quadrilhas tradicionais da cidade. Ao todo, são mais de 300 participantes no Grande Desfile.

O espetáculo está dividido em dois momentos, segundo o diretor e coreógrafo Dimas Carlos. O primeiro, religioso, é uma viagem a períodos da arte, como o gótico e a renascença. No segundo momento, o espetáculo aborda a solidariedade natalina representada pelo Papai Noel e a confraternização entre familiares e amigos com a troca de presentes. O Grande Desfile é permeado pela música de compositores clássicos de todos os tempos. “Pela primeira vez estamos envolvendo os departamentos de Música, Teatro e Dança da Capitania das Artes. Os balés clássicos estão prontos”, afirma Dimas Carlos.

A concepção do espetáculo apresenta este ano 10 alas e sete carros alegóricos, sendo que dois deles se juntam na avenida formando um vitral gótico. Dimas Carlos acrescenta que o último carro trará 25 catadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAMAR) vestidos de anjo num forte apelo à separação e reciclagem do lixo. A associação foi criada com a finalidade de congregar os catadores e resgatar a sua cidadania, ajudando na erradicação do trabalho infantil. “Os anjos pedirão simbolicamente para a população aderir à campanha de separação do lixo com o intuito de salvar o planeta”, destaca o diretor.

As fantasias do Grande Desfile do Natal em Natal levam a assinatura do figurinista Di Carlo e os adereços estão sob a responsabilidade de Eudes Cunha. O espetáculo será realizado de 26 a 30 de dezembro, sempre às 20 horas, no entorno da Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis. Este ano o cortejo natalino terá a duração de 40 minutos.