"Um Presente de Natal" é patrocinado pela Lei Municipal Djalma Maranhão

O espetáculo ‘Um Presente de Natal’, que será apresentado até o próximo domingo (18), conta com o patrocínio da Lei de incentivo e fomento à cultura ‘Djalma Maranhão’ da Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Capitania das Artes (Funcarte). Apenas para este projeto estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 230 mil de renúncia fiscal do Executivo Municipal.

O presidente da Funcarte, Roberto Lima, enfatiza a importância deste projeto incentivado por uma lei municipal. “A Prefeitura do Natal, por intermédio da Funcarte, tem a satisfação de apresentar à sociedade natalense o belo espetáculo ‘Um Presente de Natal’. O projeto proposto pela empreendedora cultura Diana Fontes recebe o patrocínio da Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Lei de incentivo e fomento à cultura ‘Djalma Maranhão’, que é gerenciado pela Funcarte”, afirmou o presidente da Funcarte, Roberto Lima.

Privilegiada por ter sido fundada no dia 25 de dezembro, Natal ao longo dos anos tem recebido justas homenagens no período natalino, principalmente na esfera cultural, com a encenação de autos religiosos populares. No ano em que comemora seu 412° aniversário, a cidade dos Reis Magos recebe a 12ª edição do tradicional espetáculo “Um Presente de Natal”, dentro do projeto “Natal em Natal”, realizado pela Prefeitura do município.

A estreia ocorre nesta quinta-feira (15), no Anfiteatro do Campus da UFRN. Idealizado e coordenado pela coreógrafa Diana Fontes e dirigido este ano por Bianca Dore, o espetáculo será apresentado à população natalense até o dia 18 de dezembro. Nos dias 15 e 16, o espetáculo começa às 20h e nos dias 17 e 18 às 19h.

“Abençoado Seja... Natal” é o tema deste ano, numa alusão à cidade abençoada pela natureza e fundada no dia do Natal. Em cena, 65 artistas, entre atores e bailarinos, darão vida ao musical que ainda contará com as vozes de 230 crianças e adolescentes que compõem o coro infanto-juvenil.

O roteiro do espetáculo este ano apresentará surpresas. É o que garante Diana Fontes. Conforme a coreógrafa, o auto vai exaltar o amor à cidade, no sentido de que a urbe tem muita arte para ofertar, mas, em contrapartida, a cultura precisa ser valorizada, até como forma de vínculá-la ao turismo.

Em 2011, o espetáculo segue o seu formato tradicional de opereta, com apresentações de dança, música, teatro e circo reunidos em um só palco. O texto de Cláudia Magalhães e Danilo Guanais - que também assina a trilha sonora - abordará o nascimento de Jesus associado a temas como generosidade, fraternidade e amor ao próximo, com a inserção de elementos de apresentações anteriores, como os folguedos da marujada, reisados e pastoril.

O auto prestará, ainda, homenagem aos mestres da cultura popular Chico Daniel, Cornélio Campina, Manoel Marinheiro e Dona Militana. Vale ressaltar que uma das grandes atrações deste ano será um coro formado por 230 estudantes, com idades entre 12 e 16 anos, de escolas públicas. Além de cantar, os alunos irão evoluir durante a apresentação.

O espetáculo, vencedor do Prêmio Funarte de Festivais de Artes Cênicas, tem direção geral de Bianca Dore, texto de Cláudia Magalhães e Danilo Guanais, figurinos de Isaque Galvão, coreografias de Bianca Dore e Manoele Flor.

“Um Presente de Natal” existe há 15 anos e foi idealizado inicialmente para o centro da cidade, com o objetivo de oferecer arte à população menos favorecida, e surgiu como opção de lazer e fortalecimento dos folguedos natalinos, como também de incrementar o turismo na capital.