SMS realiza capacitação sobre tuberculose

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose da Secretária Municipal de Saúde (SMS) está realizando uma capacitação para 20 profissionais auxiliares de enfermagem dos cinco Distritos Sanitários de Natal, sobre a vacina contra a tuberculose (BCG - Bacilo de Calmette-Guérin) e a aplicação da Prova de Tuberculose (PT) de 12 a 16 de dezembro.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose da SMS, Josineide Pessoa, o curso terá aulas teóricas e práticas abordando diversos temas em relação à tuberculose.

“A capacitação abordará temas desde como prevenir a tuberculose até aplicação da vacina e a Prova de Tuberculose, que identifica se o paciente entrou em contato com alguém portador da doença. Assim esse paciente poderá fazer a quimioprofilaxia para evitar contrair a doença”, destacou a coordenadora Josineide.

Ainda de acordo com Josineide Pessoa, o objetivo desse curso é capacitar os profissionais auxiliares de enfermagem e aumentar o número de unidades realizando a vacina BCG e a Prova de Tuberculose.

“Além de aumentar as unidades que realizem a vacina e a Prova de Tuberculose, temos como meta permitir que a população tenha acesso ao exame, que é uma forma de identificar a infecção. Com este curso teremos 50% das unidades capacitadas para estes serviços”, afirmou Josineide.

A capacitação está correndo nesta segunda-feira (12) e quarta-feira (14), no auditório da SMS das 8h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Avenida Senador Salgado Filho, as aulas serão na terça 13 e sexta16, no mesmo horário.

Já na Maternidade Dr. Leide Morais na Avenida das Fronteiras, S/N, Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte; Maternidade das Quintas, Rua dos Paiatis; Felipe Camarão, Rua Nossa Senhora do Livramento, S/N- B e Hospital Santa Catarina, Rua Araguari, S/N, Potengi, a capacitação será na quinta 15, das 8h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00.