Equipe da Eletrobras/Chesf visita equipamentos públicos de Natal

Crédito da imagem: José Aldenir

Com o objetivo de avaliar a necessidade de melhorias na iluminação pública de Natal, uma equipe técnica da Eletrobras e da Chesf está na capital potiguar visitando vários locais e equipamentos públicos municipais. A visita é uma das etapas necessárias para que Natal possa pleitear o apoio financeiro da Eletrobras, por meio do programa Procel Reluz, em prol da iluminação da capital.

Acompanhados do secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer e da Copa da Fifa (Secopa), Rodrigo Cintra e do secretário adjunto de Serviços Urbanos (Semsur), Mounarte Leitão, a equipe visitou, na tarde desta segunda-feira (07), o ginásio de esportes Nélio Dias, localizado na zona norte de Natal. Na ocasião, os técnicos verificaram a estrutura e o tipo de iluminação utilizada no mesmo.

Em seguida, a equipe formada por Fernando Perrone, Clóvis Silva, Taciana Menezes, Zenon Pereira Leitão, da Eletrobras, e Eduardo Jatobá, da Chesf, visitou a quadra do conjunto Santa Catarina como forma de exemplificar as 90 quadras que podem ser requalificadas no quesito de iluminação e, ainda, o estádio Piabão, no mesmo conjunto, que conta com gramado em perfeito estado, porém, com iluminação insuficiente.

De acordo com o secretário Rodrigo Cintra, o objetivo do Executivo Municipal é conquistar este investimento da Eletrobrás para a iluminação pública da cidade – o que inclui monumentos históricos, praças, equipamentos esportivos e sinalização semafórica – e, ainda, reduzir os custos com energia elétrica.

“Esta é uma oportunidade de pleitear recursos para que Natal uma iluminação eficiente, econômica e também de maior durabilidade. Por isso, solicitamos a presença da equipe em Natal e estamos realizando visitas em equipamentos importantes como o ginásio Nélio Dias. Além disso, também está sendo feito uma requalificação das quadras, o que inclui a iluminação das mesmas e nós queremos oferecer qualidade para a população que as utiliza, principalmente, no período noturno”, explica o titular da Secopa.

Rodrigo Cintra ressalta que atualmente estão sendo realizadas as reformas de nove quadras e até o final do ano serão licitados os reparos de mais 11. “A nossa previsão é de que 50% das quadras de Natal estejam reformadas até meados de 2012”, lembra o secretário.

O gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras, Fernando Perrone, reafirmou que Natal tem grandes possibilidades de ser atendida pelo programa e que o Ginásio Nélio Dias pode ser um dos beneficiados. “Natal tem grandes chances de ter este financiamento aprovado pela Eletrobras em até 75%, ficando os 25% de contrapartida da Prefeitura do Natal. Os projetos devem ser apresentados e encaminhados pelo Executivo para que haja a nossa avaliação. O Ginásio Nélio Dias, por exemplo, é um caso que tem grandes possibilidades de aprovação. Precisamos, porém, de uma justificativa técnica para que possa ser aumentado o nível de luminosidade conforme as normas do Comitê Olímpico Internacional, o que faria com que o local se tornasse apto a receber eventos esportivos mundiais”, explicou Fernando Perrone.