CMEI Frei Damião resgata brinquedos e brincadeiras de antigamente

A proposta é de resgate. Durante toda esta terça-feira (25) alunos e professores do Centro Municipal de Educação Infantil Frei Damião, localizado na Avenida Industrial João Mota, 3804 - Bom Pastor, participaram do encerramento das atividades do Projeto Brinquedos e Brincadeiras.

De acordo com a diretora da unidade, Maria Sene Xavier de Mesquita, "o projeto é um resgate das brincadeiras e brinquedos do passado e com a finalidade de proporcionar aos alunos brincadeiras antigas que fazem parte do universo infantil, e que agora estão sendo gradativamente substituídas por jogos eletrônicos".

Os professores do CMEI Frei Damião citam o artigo "A importância da recreação, danças e brincadeiras tradicionais", de Camila Araújo de Lima, comprovando que as brincadeiras populares oferecem às pessoas uma oportunidade prazerosa de brincar com o próprio corpo, entendendo o corpo como meio e fim nas interações sócio-afetivas.

Na execução do projeto foram levantadas todas as informações do conhecimento das crianças no que se refere aos brinquedos e brincadeiras populares. O resultado surpreendeu. "Combinamos com os alunos quais os brinquedos populares que iríamos construir e as brincadeiras que passaríamos a vivenciar na sala de aula", destaca a coordenadora Célia Sebastiana Ferreira Bezerra.

Toda uma pesquisa para identificar quais as brincadeiras vivenciadas pelos pais dos alunos durante a infância foi realizada. Com o resultado do trabalho, foi realizada uma série de oficinas para confecção de brinquedos. Os pais auxiliaram diretamente na execução dos brinquedos.