Dia D Limpeza: Urbana coleta 52 toneladas de entulhos no primeiro dia da ação especial

No primeiro dia do projeto “Dia D Limpeza”, que acontece no bairro de Mãe Luiza até domingo (2), a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) efetivou a coleta de 52 toneladas de entulhos nesta quinta-feira (29), em uma operação intensa que reúne uma equipe de 120 homens. Além desse montante, também foram recolhidas 32 toneladas de coleta domiciliar – quantidade média que já é recolhida no bairro normalmente em um dia.

O trabalho segue nesta sexta-feira (30), no sábado (1º) e terá o domingo (2) como ponto alto, quando a população poderá descartar objetos de maior porte que estejam sem utilidade, desde móveis velhos a equipamentos quebrados. Para aderir à ação, basta que a população coloque em frente de casa o material que deseja descartar ou se dirija às caixas estacionárias que serão instaladas em pontos estratégicos de Mãe Luíza.

O mutirão conta ainda com o reforço de oito caminhões, 10 caçambas, uma retroescavadeira, um coletor compactador e um trator reboque, para retirar todo o material de entulho existente pelo bairro. Para auxiliar nessa operação, a Urbana conta também com a participação de duas cooperativas de reciclagem, que recolherão os materiais que possam ser reutilizados.

O Dia D Limpeza é um projeto piloto, que deverá ser estendido para outros bairros da capital. De acordo com o diretor presidente da Urbana, João Bastos, a participação da população é o ponto chave da iniciativa. Todo o corpo técnico da Urbana está envolvido na ação, que também conta com a coordenação dos diretores Alexandre Miranda, Salatiel de Souza e Ubaldo Fernandes.

“Nossas equipes passarão seguem até o sábado trabalhando no bairro e orientando a comunidade para o Dia D Limpeza, que será no domingo. Será uma grande oportunidade para conscientizar as pessoas sobre o trabalho da Urbana e para conservar o bairro limpo. Dar andamento a essa ação é um dos principais compromissos da Prefeitura do Natal, na pessoa da prefeita Micarla de Sousa”, ressaltou João Bastos.