SMS investe na capacitação e avanço de estagiários

O início da vida profissional exige aprendizagem e aquisição de experiência que os estágios podem garantir ocupando vagas destinadas a eles no mercado de trabalho. Na Secretaria Municipal de Saúde, é possível conseguir uma vaga de estágio para começar a desenvolver atividades em várias áreas. E para eles, a SMS também dedica atenção especial para capacitação e treinamentos extras. Como o que ocorreu esta semana, quando os estagiários da SMS tiveram a chance de passar duas manhãs longe da rotina de trabalho para promover a socialização e discutir como está o desenvolvimento desses futuros profissionais, além de interagir sobre a teoria e a prática que cada um dos participantes com suas atividades diárias.

Essa é a II Oficina de Capacitação e Avanço do Desempenho dos Estagiários, promovida pelo Departamento de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, que começou na manhã de ontem e será finalizada nesta manhã, com a participação de 104 estagiários que compartilharam experiência, dúvidas e aprendizado através de dinâmicas e roda de conversa no auditório da SMS.

Para uma das coordenadoras da oficina, Nadja Almeida, esse momento é de inteira importância para promover e discutir o desenvolvimento do estagiário dentro das suas tarefas diárias.

“É importante que o estagiário que está começando agora sua vida profissional em prática, possa se sentir valorizado no ambiente de trabalho, além de saber da importância do seu papel de aprendiz e futuro profissional” destacou Nadja Almeida.

Estive participando na manhã de ontem colocando os materiais de informática, e como sou estagiário fui chamado para participar da oficina. Gostei bastante. É muito importante que possamos compatilhar experiências uns com os outros, assim temos a chance de sair da rotina e fazer novas amizades”, destacou Pablo Soares Camargo, estagiário do setor de informática da SMS.

Uma das funcionárias da SMS que esteve presente na ação acompanhando os estagiários foi, Maria Joilca Bezerra Loureiro Carvalho, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família Natal, que destacou a importância da oficina para integração do ensino no serviço público.

“Hoje foi o primeiro dia que participei da oficina e achei muito interessante, pois é um momento de socialização entre funcionários e estagiários e temos a oportunidade de trocar idéias” comentou Arthy Macedo estagiário da SMS.

Na ocasião foi realizada dinâmicas do reconhecimento do ser humano, dando importância desde o nome do participante até a função que exerce como aprendiz. Além de mostrar a missão que a prefeitura e a SMS tem com seus estagiários promovendo a capacitação e o avanço desses futuros profissionais para entrarem de fato no mercado de trabalho.