Ampliação do porto de Natal é apresentada ao Comitê do projeto Orla

O Comitê Gestor do Projeto Orla esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 24 de agosto, para conhecer o projeto de ampliação do Porto de Natal, elaborado pela CODERN (Companhia Docas do Rio Grande do Norte). A apresentação do projeto foi feita pelo diretor técnico da Codern, Hanna Yousef, que mostrou aos membros do Comitê todo o complexo portuário, que será instalado às margens esquerda do Rio Potengi.

O projeto ocupará uma faixa de cerca de 8 quilômetros, dentro da Zona de Proteção Ambiental 08 (ZPA-08), O diretor técnico da CODERN, Hanna Yousef, mostrou que o empreendimento contará com a ampliação de aproximadamente 1 quilômetro de cais linear e 5 quilômetros quadrados de retroárea, local utilizado para regular os fluxos nos portos, além da criação de um canal de acesso ao complexo do porto de 140 metros de largura e 17 metros de profundidade.

De acordo com Yousef, o projeto de ampliação do porto busca atender a uma demanda estimada de 20 milhões de toneladas por ano de carga mineral e produtos da região. “Essa proposta de ampliação poderá gerar a criação de 150 mil empregos diretos e indiretos, além de beneficiar as comunidades ribeirinhas locais, e proporcionar o aumento da receita comercial” explica. O empreendimento também prevê a readequação da malha ferroviária e rodoviária para facilitar o escoamento dos produtos da cidade para o porto.

De acordo com a engenheira da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e presidente do Comitê Gestor, Alvânia Fátima Oliveira, o projeto de construção do complexo, por estar situado dentro de uma área de ZPA, interfere diretamente no ecossistema existente na área. “Conhecer esta proposta é de grande importância para nós do Comitê, por que essa zona contempla grande parte do ecossistema de mangue da cidade, por isso devemos estudar o caso com cuidado” enfatiza.

Segundo Alvânia, a proposta ainda vai ser discutida em outras reuniões do Comitê Gestor. Ela acredita que este projeto deve passar por outras instâncias governamentais, municipais, e também, por uma audiência pública para que a população tenha a oportunidade debater e sugerir as medidas necessárias caso decisão para a construção seja aprovada. “Isso deve ser discutido junto à sociedade para que seja avaliado os impactos socioambientais que podem ser causados e como isso pode ser compensado” explica.

Será marcada uma reunião para que os membros do Comitê conheçam a proposta de regulamentação da ZPA-08, que está em discussão na Semurb, para que possa ser confrontado com os estudos de minimização dos impactos ambientais apresentado pela CODERN. Além dos membros do Comitê Gestor, estavam presentes entidades governamentais e não governamentais.

O Comitê é composto por 24 membros representativos entre associações de bairro, organizações não governamentais, universidades, Câmara Municipal, órgãos gestores da orla marítima e da administração no âmbito municipal, estadual e federal. Seu objetivo é ordenar o uso do espaço litorâneo e fluvial, respeitando a manutenção dos ecossistemas locais.