Alunos do Telecentro Comunitário de Neópolis recebem certificado

Cinquenta e oito alunos do Telecentro Comunitário de Neópolis, instalado no Instituto Norteriograndense da Cidadania São Judas Tadeu, receberam hoje, 22, das mãos da prefeita Micarla de Sousa, certificado do curso de ABC da Informática. O curso é ministrado às segundas e quartas-feiras e às terças e quintas, nos horários das 8h às 10h, das 10h às 12h, das 13h às 15h e das 15h às 17h. Foram entregues diplomas aos 38 alunos do turno matutino e aos 20 do vespertino, totalizando 58 alunos.

“Fiz uma opção pelo desenvolvimento humano e tenho a sensação do dever cumprido. Este Telecentro é o local onde o cidadão entra analfabeto digital e sai pronto para a inclusão digital”, disse a prefeita Micarla de Sousa. Ela destacou que a tônica de sua gestão é o investimento nas pessoas. Por isso, lembrou a chefe do executivo municipal, empenhou esforço na implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV); na erradicação de sete favelas na cidade; na construção de 54 creches, ampliando o número de crianças de duas mil para 15 mil, além da oferta de 12 mil bolsas de estudo para estudantes carentes nas universidades privadas. “Estamos investindo 32% na educação e 31% na saúde”, ressaltou a prefeita.

O Telecentro Comunitário de Neópolis faz parte da rede de sete telecentros da Prefeitura de Natal administrados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Conforme o secretário da pasta, Alcedo Borges, o curso ABC da Informática, de iniciação à computação, é referência de qualidade e pioneirismo no Brasil. O material pedagógico do curso vem sendo trabalhado em outros estados.

“O Telecentro tem sido uma grande ferramenta. Propicia ao cidadão usar a lan house pública e fazer cursos de informática. Vamos partir para a instalação de mais 10 telecentros este ano e igual número em 2012, totalizando 27 unidades”, informou Alcedo Borges. Os equipamentos doados pelo Ministério das Comunicações, por intermédio de convênio com a prefeitura, já chegaram.

A inclusão digital é o objetivo principal dos telecentros. De acordo com a coordenadora geral dos Telecentros Comunitários de Natal, Jaqueline Maia, as unidades servem tanto como lan house pública, quanto ferramenta para acessar a internet, as redes sociais e os serviços públicos, fora os cursos de qualificação profissional. Os professores, segundo ela, são capacitados e já realizaram cursos de informática e de libras. A cada dois meses são formadas de 4 a 6 turmas, envolvendo de 80 a 120 alunos por telecentro. “Contamos com cerca de 260 alunos em cada unidade. São cinco mil alunos formados nos nossos cursos e 70 mil acessos à internet”, comemorou Jaqueline Maia.

Incentivada pela vizinha, a dona de casa Adelaide Maia resolveu se inscrever no ABC da Informática. Na primeira aula já aprovou o curso e não faltou um dia sequer. Ela gostou tanto que pensa em fazer outro curso no telecentro. “Todas as pessoas que me atenderam foram bastante prestativas. O curso é nota 10”, elogiou.

Vizinha de dona Adelaide Maia há 22 anos, na avenida Brancas Dunas, em Candelária, a também dona de casa Maria das Graças Câmara não sabia nem ligar o computador quando fez a inscrição. Depois do curso passa até e-mail e acessa a blogosfera. “O meu receio era de que os professores faltassem. Mas não houve isso. Eles foram pontuais e isso me motivou a frequentar os dois meses do curso”, assinalou.

Os formandos tiveram dois meses de aulas gratuitas e aprenderam a usar o mouse, teclado, ferramentas da internet e os softwares livres, como o Linux, Open Office e o Firefox. Cada aluno recebeu material didático completo para complementar os estudos. Desde a inauguração dos telecentros, já foram realizados inúmeros cursos de ABC da Informática, com carga horária de 32hs e certificado de conclusão. Este curso tem como público-alvo a pessoa que tem dificuldade ou nunca usou um computador, e abrange as sete unidades de telecentros distribuídas nas quatro regiões da capital.