Semul e CMDM realizam II Conferência da Mulher

“I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres”, esse é será o principal eixo a ser discutido e trabalhado na II Conferência Municipal da Mulher, que será realizada nos dias 23 e 24 de agosto no Praiamar Natal Hotel & Convention (Rua Francisco Gurgel,33,Ponta Negra). O evento é promovido pela Prefeitura Municipal do Natal por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) em parceria com o Conselho Municipal dos direitos da Mulher (CMDM).

Cerca de 300 participantes serão reunidos na conferência, dentre trabalhadores da Secretária da Mulher, gestores, sociedade civil e delegados nomeados pelas intuições participantes das quatro regiões.

Para Josi Lucas, Secretária Adjunta da Mulher, a Conferência representa um importante momento nas vidas das mulheres, onde serão definidos os nortes para discussão dos avanços das políticas públicas que envolvem a área da assistência a mulher na capital. “Esse momento de discussão será a hora do poder público avaliar e determinar as diretrizes das políticas públicas para as mulheres no município. Discutir e sugerir a implantação das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres, sua execução e impacto no Município do Natal”, destacou a Secretária adjunta.

O Plano terá 09 eixos, que serão norteadores para o trabalho da Semul, dos quais cinco são prioritários. A conferência vai trabalhar as propostas do plano que está em processo de finalização e que poderão ser modificadas ou referendadas durante o encontro.

“Esperamos que a conferência seja o momento histórico para as mulheres de Natal, e que a participação das mulheres possa definitivamente consolidar as políticas públicas municipais para nós mulheres natalenses, transformando assim a nossa realidade e impulsionando o desenvolvimento,” afirmou Rosy de Sousa, Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

A secretária afirmou que a Prefeitura do Natal, por intermédio Semul proporciona a população uma vários de serviços voltados para o atendimento e o enfrentamento da violência contra mulher como Centro de Referência da Mulher Cidadã e a Casa Abrigo. “A Semul é responsável junto com a rede de atendimento e com o Conselho Municipal de Políticas para Mulheres pela implantação do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres do Município do Natal. Com a implantação da secretaria voltada para mulher, passa a existir um sistema de políticas públicas direcionada para as mulheres, ressalta a secretária.

SOBRE A II CONFERÊNCIA
A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres – CMPM acontece nos dias 23 e 24 de agosto de 2011 no Praiamar Natal Hotel & Convention e é coordenada pela Semul e CMDM responsáveis pelas deliberações da conferência.

A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM) do Município do Natal/RN foi convocada pelo Decreto Municipal número 9.417 de 20 de junho de 2011, publicado no Diário Oficial do Município no dia 21 junho de 2011 pela Prefeita Micarla de Sousa, terá por objetivos: Revisar, avaliar e consolidar as propostas aprovadas na I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres no Município do Natal; Consolidar o I Plano Municipal de Políticas para Mulheres definindo suas ações prioritárias; Avaliar a implementação das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres, sua execução e impacto no Município do Natal.