ProJovem terá palestra com Juiz da Vara da Infância e Juventude

Os jovens beneficiados pelo ProJovem Adolescente, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) irão participar nesta segunda-feira (22), 8h30 às 11h30 e 14h às 17h, no Auditório da CAERN, na Avenida Hermes da Fonseca, 1555, da última palestra da capacitação para atuarem em comunidades como agentes de prevenção às drogas.

A capacitação está sendo promovida pelo único Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas (DEPAD) do Nordeste, que também é da Semtas. A palestra de encerramento será com o Dr. José Dantas, Juiz da Vara da Infância e Juventude, que irá tratar dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

“Estamos beneficiando 120 adolescentes para atuarem no Projeto Prevenção é com a Gente”, declara Edineusa Paiva, diretora do DEPAD. Nesta fase do projeto, os jovens receberam informações mais específicas sobre Drogas Ilícitas, Drogas Lícitas; Dependência e Tratamento; Prevenção e Atitudes; e Direitos das Crianças e Adolescentes. Dentre os palestrantes estavam o professor João Maria, da Secretaria Estadual de Educação; profissionais da equipe do DEPAD e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

“O Projeto Prevenção é com a Gente tem como objetivo principal envolver adolescentes e jovens no enfrentamento ao uso de crack e outras drogas”, declara a diretora do DEPAD. Dentre as ações do Projeto estão a capacitação de jovens para se tornarem Agentes Multiplicadores da Prevenção às Drogas; a realização de encontros; festivais e ações diversas nas comunidades para a sensibilização dos jovens e das famílias para o enfrentamento deste problema social.

Saiba mais sobre o Projeto:

O “Projeto Prevenção é com a Gente” foi lançado no último dia 14 de junho, no Auditório da FIERN. “O nosso grande objetivo é promover a participação dos adolescentes no enfrentamento ao uso de drogas. Queremos construir uma Rede Municipal de Participação Infanto-Juvenil, conforme prevê a Convenção Internacional sobre os Direitos da Infância
e o Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirma a diretora do DEPAD.

Após o lançamento do Projeto, houve a fase de “Recrutamento e Seleção” dos adolescentes e facilitadores que integram as atividades. Cerca de 120 adolescentes do ProJovem Adolescente estão sendo capacitados e depois irão executar ações em suas próprias comunidades, sendo acompanhados em todos os períodos por técnicos da Semtas. “Essa ação nas comunidades é de extrema importância não só para os jovens envolvidos, mas também para toda população que terá a chance de participar desse momento transformador, onde eles dizem não as drogas e sim a vida.”, afirma Edineusa Paiva.

Ainda no combate às drogas, no mês de outubro, o DEPAD realizará o I Fórum Municipal de Participação Infanto-Juvenil no Enfrentamento ao Crack e outras drogas, evento que dará início à execução do Plano de Ações Comunitárias de Participação Infanto-juvenil. O Plano será construído junto com os jovens, baseado nas realidades vivenciadas até
então. O II Fórum Municipal está previsto também para 2012, onde será realizada a apresentação dos resultados obtidos com a execução do Plano de Ações Comunitárias.