Obra do prédio de atendimento do Bolsa Família está em fase final

Mais comodidade para os usuários dos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura do Natal. Até o final do mês de outubro, Natal irá ganhar um Centro Integrado de Assistência Social e Trabalho, onde funcionará a sede do Cadastro Único/Bolsa Família, e também o Sine Municipal. O local está na fase final das obras e na manhã desta terça-feira (9), a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, verificou de perto o trabalho que já vem sendo realizado lá.

“Este será um centro integrado de atendimento do Bolsa Família, Cadastro Único e também para as pessoas que estão em busca de emprego. O investimento está sendo feito em parceira com o Governo Federal, que tem visto Natal como referência na utilização dos programas sociais. Agora faltam apenas alguns detalhes para brevemente estarmos inaugurando esse prédio”, declarou a prefeita Micarla de Sousa.

Os programas sociais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e as instalações funcionarão em um prédio no bairro das Quintas, na Avenida Bernardo Vieira, 570, próximo à Semtas. É a primeira vez que o município do Natal investe na integração de duas áreas tão importantes para o desenvolvimento social dos cidadãos de baixa renda e em situação de desemprego.

Os investimentos para o novo prédio são provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Prefeitura do Natal. O MDS investirá R$ 400 mil para compra de material permanente. Isso inclui móveis e equipamentos, e também irá pagar os profissionais da Assistência Social que atuarão no atendimento, o que corresponde a mais R$ 60 mil por mês. Na contrapartida da Prefeitura, estão incluídos R$ 6.250 por mês para manter a estrutura do prédio (entre gastos como aluguel, água, luz, telefone, internet); e pagamento dos profissionais da área do Trabalho, no valor de R$ 50 mil por mês.

A partir da inauguração da sede, quem for realizar a inclusão ou recadastramento no Bolsa Família/Cadastro Único poderá também efetuar seu cadastro no Sine Municipal, no mesmo atendimento. O objetivo é que a integração funcione como um banco de dados comum para os dois programas.

Outro serviço que também será oferecido para os cidadãos é o da qualificação profissional. No momento da inscrição no Bolsa Família, o cidadão terá também a oportunidade de se inscrever em algumas das dezenas de áreas disponibilizadas através dos cursos de qualificação profissional.

O trabalho e os investimentos irão garantir o aumento no número de atendimentos, já que em vez de oito, serão onze guichês. A expectativa é subir de 350 atendimentos diários para mais de 500, oferecendo cada vez mais comodidade e conforto ao usuário.