Luta contra Hepatites Virais é permanente em Natal


Luta contra Hepatites Virais é permanente em Natal

A hepatite é hoje uma dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Especialistas advertem que o vírus da doença do tipo B é 100 vezes mais contagioso que o da Aids. Segundo o Ministério da Saúde, de 1999 a 2010, foram identificados 307.446 casos de hepatites virais no Brasil. Deste total, 56,5% foram hepatites dos tipos B e C. Para alertar a população sobre a importância deste agravo no país, no último 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preparou um dia “D” de mobilização contra a doença em Natal, em que foram realizadas mais de mil vacinas para a prevenção da hepatite B e as ações de conscientização continuam na cidade.

Durante o evento, realizado no espaço do Shopping Midway Mall, também foram feitas mais de 400 coletas de exames sorológicos para hepatite B (HBSAg), Anti-HBC, Sífilis, HIV e hepatite C e cujos os resultados serão entregues no próximo dia 28 de agosto, oportunidade na qual poderá ser verificada a incidência da doença na amostragem.

“Esta ação foi importante, pois tivemos a participação de muitas pessoas. Foram realizados cinco tipos de exames, chegando a um faixa de 2 mil resultados. As coletas que foram feitas no Midwayl serão encaminhadas à Central Sorológica do Hospital da Mulher, à Maternidade Leide Morais e ao Serviço de Atenção Especializa (SAE), que fica localizada no Centro Clínico Dr. José Carlos Passos, local onde serão realizados os diagnósticos e serão entregues os resultados. É bom lembrar que somente serão entregues os exames aos pacientes munidos de documentação”, destacou Magda Fabiana Dantas.

O setor de Vigilância Ambiental da SMS também participou da intervenção no Midway Mall, com entrega de panfletos, cujo conteúdo orientava a população sobre as hepatites virais, e com a distribuição de três mil frascos contendo hipoclorito de sódio, visando a proteção contra alguns tipos de hepatites que são adquiridas por meio da contaminação da água.

“Entregamos cerca de 1,5 mil frascos de hipoclorito de sódio para as pessoas usarem quando forem lavar verduras, legumes e frutas, também para colocarem nos recipientes onde armazenam água; devem-se usar duas gotinhas da substância para cada litro de água, já que alguns tipos de hepatite têm sua transmissão também por meio da água. Além disso, entregamos para os distritos Leste e Sul mil e quinhentos frascos, e para os distritos Norte I, II e Oeste, dois mil frascos” esclareceu a chefe da vigilância ambiental Liene Medeiros.

Na ocasião, houve também distribuição de panfletos e preservativos por integrantes do pelo programa DST/AIDS da SMS em parceria com a UFRN. No total, a ação foi desenvolvida por cerda de 35 pessoas, entre estudantes da UFRN e profissionais da saúde da SMS.

A Chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da SMS, Genilce Maciel, destacou a importância do dia para a conscientização das pessoas sobre os riscos das hepatites virais e também para esclarecer a população que a vacina contra a hepatite B está disponível durante todo o ano nas Unidades de Saúde.

“Na semana da luta mundial contra a doença, realizamos ações educativas em todas as unidades de saúde do município e nos SESC de Ponta Negra e do Centro, além de distribuirmos 30 mil doses da vacina para que todas fiquem abastecidas para atender a população”, afirmou Genilce Maciel.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389