Congresso visa preservar saúde financeira do servidor

Preservar a saúde financeira do servidor. Este é o principal objetivo do 1º Congresso de Educação Financeira do NatalPrev, realizado pela Prefeitura do Natal, por meio do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal (Natalprev), com início na tarde desta segunda-feira (1). O evento prossegue até a próxima sexta-feira (5), das 14h às 18h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), e é aberto a todos os servidores ativos e inativos do Executivo Municipal.

De acordo com o presidente do Natalprev, Sylvio Eugênio de Araújo Medeiros, o congresso é uma forma de continuar a política de valorização do servidor que a prefeita Micarla de Sousa vem implementando desde que trouxe à tona o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), rsultando em aumento salarial significativo para os cerca de 21,5 mil servidores, entre ativos e inativos.

“Os servidores beneficiados com o realinhamento dos seus vencimentos têm uma oportunidade de receber orientação para que saibam fazer um bom uso deste novo patamar de vencimentos que eles têm. Tudo isso se resume em educação financeira e é preciso aprender a renegociar suas dívidas, viver dentro do orçamento que têm e saber fazer algo com aquilo que sobra”, explicou Sylvio Eugênio, acrescentando que temas como a educação financeira dos filhos e da mulher como gestora do lar também serão abordados durante o evento.

Na sua palestra de abertura, o titular do Natalprev anunciou um pacote de vantagens para o servidor voltado para a sua saúde física, nas áreas de medicina, odontologia e fisioterapia, como, por exemplo, convênios com clínicas médicas. Em um segundo momento, as vantagens serão estendidas para a área de educação, com descontos em escolas, e para a área de habitação, em parceria com a Caixa Econômica. Para o fim do ano, o Natalprev prepara um conjunto de benefícios para o servidor, que inclui descontos em lojas, agências de viagens e hotéis.

Com o tema ‘Plantando para o futuro – as crianças no plano das finanças’, Álvaro Modernell orientou pais e professores sobre como abordar a questão financeira com as crianças. “Quando crianças são bem orientadas a lidar com o dinheiro na infância e na adolescência, elas aprendem a ter uma relação mais saudável com dinheiro, o que vai proporcionar uma melhor qualidade de vida. É importante que elas aprendam a planejar para que não sofram, no futuro, as conseqüências do mau uso do dinheiro”, enfatizou Álvaro, que abordou questões como o consumo responsável, o uso adequado da mesada e de cofrinhos para ajudar as crianças a estabelecer metas e a trabalhar com limites.

A servidora Déborah Viana ressalta a importância da participação dos servidores em congressos como este. “Nós, servidores, tivemos um aumento significativo e o que se vê é que muita gente não sabe como gastar seu dinheiro. Então, é importante ter orientações como estas que estão sendo dadas durante esta semana. Além disso, este congresso também será importante para que eu possa avaliar o futuro dos meus investimentos”, disse Déborah, que atua como administradora de pessoas do Hospital Municipal da Mulher.

Nesta terça-feira (2), os temas das palestras são ‘A dinâmica do sucesso’, com o secretário municipal de Gestão Estratégica e Ouvidoria, Carlos Von Sohsten, às 14h, e ‘Banho de loja – como fazer poupança e demais estratégias financeiras’, com Álvaro Modernell, às 16h. A primeira palestra da quarta-feira (3), às 14h, é ‘Educar – Educação Financeira’, pelo representante da BM&F Bovespa, Robinson da Silva. Logo após, haverá o evento ‘Meninas iradas’, com um representante do grupo Geração Futuro.

‘Educar – Educação financeira’, por Robinson da Silva, e ‘A Previdência Complementar como meio de atingir a prosperidade na aposentadoria’, a ser proferida por um representante do Banco do Brasil, são as palestras da quinta-feira (4). O Banco do Brasil também fará o encerramento do seminário, na sexta-feira (5), com a palestra ‘Usando o crédito a seu favor: como e quando recorrer a financiamentos e empréstimos’. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.