Projeto de túnel de drenagem do Machadão é enviado à Caixa

A Prefeitura Municipal do Natal encaminhou à Caixa Econômica Federal (CEF), nesta sexta-feira, 29, o projeto executivo para a primeira etapa da construção do túnel de drenagem que será implantado no entorno do futuro Estádio das Arena das Dunas, em Lagoa Nova, zona sul da cidade.

A solicitação havia sido encaminhada pela prefeita Micarla de Sousa em 2009 e foi selecionada pela Governo Federal, que destinará recursos da ordem da R$ 180 milhões para a conclusão de toda a obra. Nesta etapa, a expectativa é de que sejam liberados R$ 123 milhões para a execução da mesma.

A Prefeitura de Natal está no aguardo de que a Caixa Econômica analise e aprove o projeto num prazo estimado de 60 dias. “Após a aprovação da Caixa, vamos lançar a licitação e contratar esta obra que vai resolver definitivamente problemas históricos de alagamentos em seis bairros da nossa cidade. Quero enfatizar o apoio do Governo Federal”, declarou a gestora, explicando que todos os recursos previstos para a obra do túnel são oriundos do Orçamento Geral da União e a Prefeitura não precisará desembolsar contrapartida financeira.

Segundo o secretário Dâmocles Trinta, titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura (Semopi), quando a primeira etapa do túnel de drenagem, estiver pronta, levará águas pluviais das zonas Sul e Oeste ao Rio Potengi. Com a implantação do projeto, os bairros de Nova Descoberta, Lagoa Nova, Dix Sept Rosado, Nossa Senhora de Nazaré, Bom Pastor e Quintas terão os problemas de inundação sanados, inclusive nas Lagoas do Preá e São Conrado. “O próximo passo será iniciar o trâmite dos R$ 64 milhões, para que possamos concluir toda a obra”, concluiu.