Centro de Hidratação dá apoio no combate à dengue em Natal

Para dar suporte às unidades básicas de saúde de Natal no atendimento aos pacientes diagnosticados com dengue, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta com o Centro de Hidratação, instalado na Policlínica da Cidade da Esperança, funcionando em regime de 24h. Inaugurado na última segunda-feira (18), o centro já atendeu cerca de 70 pessoas e destas, 7 chegaram com confirmação de dengue, nos três primeiros dias de atendimento.

O centro conta com uma equipe formada por um médico clínico geral, um pediatra e um médico sanitarista e possui três salas de hidratação, dois consultórios e quinze leitos de observação em sua estrutura, além de um espaço kids, totalmente adaptado, com decoração infantil especial, para atendimento à crianças, além de sala de triagem e recepção.

A unidade tem capacidade de realizar mais de 150 atendimentos por dia. Vans ficarão nas unidades básicas de saúde da cidade, para o encaminhamento de pacientes ao centro, onde passarão por todo o tratamento e acompanhamento da evolução do quadro, logo após a confirmação do diagnóstico de dengue.

Segundo Ramon Mello, gerente administrativo do Centro de Hidratação, este serviço é desenvolvido através do Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social (ITCI), contratada pelo executivo municipal natalense, dentro do Programa Natal Contra a Dengue, criado pela Prefeitura do Natal para realizar ações de prevenção e combate à doença.

“Este centro funciona basicamente dando apoio às unidades básicas de saúde de Natal, que nos encaminham pacientes que estejam com sintomas comuns da doença ou que já venham com confirmação da dengue”, informou o gerente Ramon Melo.

A coordenadora de enfermagem do Centro, Maria Jussara Costa de Souza, informou que os pacientes passam por um atendimento especializado, que contribui decisivamente para o tratamento e prevenção da doença. “As pessoas que chegam aqui passam por um setor de triagem, classificando em que nível estão, se com sintomas ou com a dengue já diagnosticada, e depois encaminhadas para o clínico geral e ainda para hidratação”, explicou a enfermeira Maria Jussara.

O clínico geral Diego Benévolo, que atende no Centro de Hidratação da Cidade da Esperança, ressaltou a importância desde serviço na cidade. “O que mais provoca a morte de pessoas que são acometidas com dengue é a desidratação. Daí a recomendação para os pacientes se hidratarem bastante durante o tratamento. E um centro como este contribui para o combate e prevenção à doença na cidade”, explicou o clínico Diego Benévolo.

Outra função importante do centro é desafogar a demanda de pacientes, tanto das unidades básicas de saúde da capital, como também do Hospital Giselda Trigueiro, especializado no tratamento de doenças como a dengue. A comerciária Francisca Maria Tinôco esteve na tarde desta quarta-feira (20) no Centro de Hidratação. Veio encaminhada do Giselda Trigueiro. “Estou sentido dores de cabeça, nas costas, calafrio pelo corpo e o médico já me disse que é provavelmente dengue. Chegando aqui me senti muito bem atendida e acolhida para me recuperar”, disse a comerciária Francisca Maria.

Já a cabeleireira Ana Lúcia Paiva dos Santos veio com a confirmação de dengue desde a sexta-feira (15) e estava na tarde desta quarta-feira (20) em uma das salas de hidratação, onde colheu sangue para exames e recebeu soro na veia. “Achei excelente o serviço prestado aqui no Centro, tudo muito bem organizado e com certeza contribuirá para minha recuperação”, ressaltou a cabeleireira Ana Lúcia, que esperava a chegada do filho de 18 anos, também acometido de dengue .

De acordo com o secretário de Saúde de Natal, Thiago Trindade, o centro ainda conta com uma ambulância que fica à disposição dos pacientes em estado mais crítico e que precisem ser levados com urgência a unidades de referência, como o Hospital dos Pescadores, Hospital Giselda Trigueiro, Centro de Referência Infantil Sandra Celeste e UPA Pajuçara.

Para mais informações sobre o combate à dengue em Natal, acesse: www.natalcontradengue.com.br