Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria de Saúde, vem intensificando ações de combate à dengue em Natal. Apesar de não haver registro de óbitos até o momento, a iniciativa representa a preocupação que a Prefeitura do Natal tem com o controle da dengue, doença esta que pode ser prevenida com cuidados simples, uma vez que cerca de 90% dos criadouros encontrados estão no interior dos domicílios.

"Neste momento, é importante que todos os atores (setores públicos, privados e a sociedade civil) envolvidos na luta contra a dengue se unam e façam a sua parte, para que assim juntos possamos controlar essa doença no nosso município", ressalta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, da SMS, Maria Cristiana da Silva Souto. Segundo ela, até o dia 03 de fevereiro último, foram registrados 800 casos de dengue clássica e 53 notificações de dengue hemorrágica, com confirmação de 25 casos que não evoluíram para óbitos.

Em parceria com o Exército e Marinha, a Prefeitura do Natal vem desenvolvendo ações de mobilização social nos bairros da capital com o objetivo de sensibilizar a população quanto aos riscos da dengue. Nesse sentido, estão sendo intensificadas as ações de visitas domiciliares na tentativa de identificar e eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, haja vista que é no interior das residências onde está sendo encontrado o maior índice de registro.

Outra medida de prevenção contra a dengue vem sendo desenvolvida através da realização da LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes aeghipti. É por meio desse levantamento que a SMS pretende identificar a situação da dispersão do vetor na cidade, uma vez que as suas ações são direcionadas para as áreas de maior risco. Também está sendo feito um monitoramento dos casos semanais de dengue para planejamento das ações de bloqueio de transmissão, que contam com a utilização de fumacê portátil e instalação de ovitrampas (vasilhas plásticas com água e um composto bioquímico, que servem para medir a densidade vetorial do mosquito) no Porto e nos bairros onde os números de casos estão elevados.

A identificação e eliminação de possíveis criadouros vem sendo feita através de visitas quinzenais de agentes de endemias a imóveis com grande número de depósitos como, por exemplo, borracharias, sucatas, cemitérios e imóveis fechados. Nesses casos, a população pode ajudar através denúncias feitas pelo 0800 281 4031.

Simultaneamente, estão sendo desenvolvidas ações educativas nas praias e escolas. Esse trabalho é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação por meio dos agentes mirins, que realizam ações de busca e orientação a população quanto aos cuidados para evitar a dengue. E ainda, a atuação do VISA Itinerante na Zona Norte, na qual os fiscais da vigilância sanitária orientam os comerciantes locais e população quanto aos cuidados para a prevenção da doença.

Pelo terceiro ano consecutivo, a SMS mantém a parceria com a empresa de supermercados Nordestão e Secretaria Municipal de Educação no desenvolvimento do Projeto “A gente contra a Dengue”, no qual se capacita os alunos das escolas para a orientação da população acerca dos cuidados para evitar a propagação da doença.

Essa campanha educativa tem início no carnaval com a saída do Bloco “Olha o Mosquito”. A ideia é sensibilizar a população, neste período de festividade, quanto aos cuidados com os materiais descartáveis utilizados durante o evento, buscando destinar corretamente estes inservíveis e assim prevenir a dengue.

De 2009 a 2011, a campanha de mídia patrocinada pela Prefeitura do Natal na guerra contra a dengue contou com a fixação de outdoor, confecção de folders, adesivos para veículos, rádio e TV, com informativos acerca da temática.