Casas de Passagem finalizam capacitação

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), finaliza nesta sexta-feira (25) o Curso de Capacitação para os profissionais das Casas de Passagem I, II e III. O encerramento reunirá toda a equipe das três casas, das 14h às 17h, para um encontro de avaliação do curso e encerramento das atividades, no auditório da Delegacia Regional do Trabalho e Emprego do RN, na Ribeira.
Estarão presentes o secretário da Semtas, Alcêdo Borges; o secretário adjunto da assistência social, Edison Nonato e a coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE, Verônica Dantas.

O curso denominado ‘Projeto Político Pedagógico (PPP): uma construção para todos’ teve como objetivo promover uma formação profissional para a equipe da Casa. “Após essa formação, iremos formatar o Projeto Político Pedagógico (PPP) dos Serviços de Acolhimento Institucional das Casas de Passagem para que logo seja colocado em prática”, declara Anadir Pessoa, pedagoga da Semtas.

O PPP será um documento orientador do funcionamento interno dos Serviços da Casa de Passagem, contendo informações sobre como deve ser o relacionamento dos profissionais com a rede sócio-assistencial, com as famílias e com a comunidade em geral. A ministrante ainda relatou que o documento criará uma diretriz administrativa da Casa, com a finalidade de viabilizar os caminhos a serem seguidos pelas demais unidades de acolhimento.

“Posso dizer que o curso foi uma experiência singular. O PPP trouxe uma sistemática que facilita o desenvolvimento e a efetividade dos trabalhos. O que pretendemos é desenvolver uma maior articulação entre os diversos profissionais. De forma que neste momento de finalização, possa ser feita  uma avaliação do Curso, apresentando o esboço do projeto da Casa de Passagem II. Esse também será um momento de planejamento de ações futuras”, disse Anadir Pessoa, pedagoga da Semtas.
 O curso, que foi realizado de 7 a 18 de fevereiro para os profissionais da Casa de Passagem I, de 21 de fevereiro a 4 de março para a Casa II, e de 14 até esta sexta-feira (25) para a Casa III, foi montado pelos profissionais que compõe o DPSE com o intuito de facilitar o processo de construção do Projeto, bem como fazer valer as especificidades das demandas de funcionamento de cada Casa.

Por fim, a  psicopedagoga e coordenadora da Casa de Passagem I, Patrícia Faria, explicou que o curso envolveu várias questões como auto-estima, competência, maneiras de trabalho e orientação. “A construção do documento reflete todos esses fatores. A colaboração, dada por cada um, partiu das necessidades analisadas. Cada funcionário deu sua contribuição no documento que será redigido com base nas orientações do curso e nas leis que servem de base para a Casa de acolhimento”.