"Folia Mirim" garante a animação das crianças na Redinha nesta sexta

Mostrando que o carnaval da Redinha tem espaço para todas as idades, o bloco “Folia Mirim” abre mais uma vez o tradicional cronograma de comemorações no bairro. Formado por crianças acompanhadas pelo projeto Crescimento e Desenvolvimento (CD) na Unidade de Saúde da Família e de alunos de escolas municipais e estaduais do local, a iniciativa já tem mais de cinco anos e une esforços dos profissionais de saúde e da comunidade num momento de lazer e bem estar dos pequenos pacientes. A folia começou às 8h desta sexta-feira (04), com concentração na própria unidade de saúde, na Rua do Campo, S/N.

O bloco percorrerá as ruas da Redinha ao som da banda da Funcarte. A guarda municipal garantirá a segurança da festa e a ação também contará com o apoio do Centro que Controle de Zoonoses (CCZ) que disponibilizou um carro de som e profissionais para chamar a atenção da população para os riscos da dengue com mensagens de prevenção durante o percurso. Também haverá paradas para refresco e reposição das energias com a distribuição de picolés, refrigerante, água mineral e sanduíches para as crianças.

A diretora da unidade de Saúde, Ivete Januário Cunha Lima, conta que a preparação para a festa das crianças começou com três meses de antecedência e os abadas foram produzidos pelas famílias e pelos próprios profissionais da unidade. “Todo mundo ajudou. Os funcionários da limpeza, médicos, dentista, enfermeiras e os pais trabalharam juntos na confecção das roupinhas”, destaca.

Para ela, um dos grandes diferenciais da organização do bloco é a integração entre a unidade de saúde e comunidade. “Acreditamos que saúde também é lazer e essa festa, desde o início da preparação, é muito gostosa. Os profissionais de saúde e as famílias se envolvem para que a festa ocorra da melhor forma possível, proporcionando uma possibilidade a mais de conhecimento e articulação entre todos. Percebemos um grande interesse das mães, que vem aqui, conversam com todo mundo, dão sugestões, e ficam muito felizes em ver os filhos se divertindo em algo que elas ajudaram a elaborar e os médicos muito prazer em colaborar”, coloca Invate Januário.

Projeto Crescimento e Desenvolvimento

O projeto Crescimento e Desenvolvimento consiste no acompanhamento de crianças de 0 a 5 anos por enfermeiros e médicos das Unidades Básicas e Unidades de Saúde da Família em todo o país, através de uma consulta mensal, na qual o profissional de saúde faz a medição do peso e estatura do paciente e dá orientações aos cuidadores sobre aleitamento, alimentação em geral, vacinação e higiene. O CD tem como objetivo a promoção de saúde e prevenção de agravos, identificando riscos e buscando atuar de forma precoce no processo de saúde e doença desta parcela da população.