Prefeitura de Natal intensifica ações de combate à Dengue

Natal tem feito o seu dever de casa no combate à Dengue. Prova disso são as diversas ações que estão sendo desenvolvidas, pela Prefeitura do Natal, na capital para prevenir epidemia da doença. Entre as principais medidas tomadas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão os trabalhos realizados pelos agentes de endemia em toda a cidade e ações de combate ao mosquito, feitas em parceria com o exército e a sociedade civil organizada.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Thiago Trindade, “a incidência da doença é cíclica e este é um ano considerado delicado”. “Por este motivo, nós estamos intensificando ainda mais as ações da SMS e estabelecendo um plano de metas para afastar qualquer risco de epidemia. O Ministério da Saúde preconiza, por exemplo, seis ciclos de visitas dos agentes às residências e a nossa meta é atingir o maior número de ciclos, principalmente nos bairros mais vulneráveis”, explica o titular da SMS, Thiago Trindade.

Nos dez bairros da capital em que há elevada vulnerabilidade, segundo o coordenador do programa municipal de Controle da Dengue da SMS, Alessandro Medeiros, os agentes de endemias estão aumentando o volume de trabalho para garantir maior cobertura. Na zona oeste de Natal, os bairros com vulnerabilidade alta são Quintas, Dix-Sept Rosado, Nazaré e Guarapes. Já no distrito leste, Cidade Alta, Alecrim e Petrópolis são os mais vulneráveis, de acordo com o mapeamento da secretaria. Os bairros de Potengi e Igapó, localizados na zona Norte, também estão entre os mais suscetíveis enquanto que, na zona Sul, é Nova Descoberta que está nesta situação.

Ações integradas

A Prefeitura do Natal está, ainda, dando continuidade a operação ‘Forças Unidas contra a Dengue’, que vem sendo desenvolvida em parceria com as Forças Armadas. Esta ação visa trabalhar de forma educativa as comunidades, despertando a consciência da população sobre a importância de prevenir a doença e os riscos que ela pode trazer. A operação funciona com 64 homens do Exército e Marinha percorrendo 73 mil domicílios em Natal.

Dede 2009, a Prefeitura do Natal tem realizado ações integradas com o Exército, Corpo de Bombeiros e com a sociedade civil, o que resultou na diminuição dos casos de Dengue na cidade. Em 2008, Natal sofreu um surto epidêmico, com 15584 casos de dengue notificados no município de Natal. Já em 2009, após o início das ações implementadas pela SMS, foi apresentada uma redução de 93,4% no número de casos em relação ao ano anterior.

Com o objetivo de sensibilizar a população para o problema, neste período de verão, a SMS também está nas praias urbanas da capital. Até o próximo dia 27, os profissionais de saúde estão percorrendo as praias de Ponta Negra, Meio, Artistas, Forte e Redinha, desenvolvendo um trabalho educativo nos finais de semana, alertando a população sobre a dengue. A ação tem atraído a atenção e recebido elogios de banhistas e turistas que visitam a cidade neste verão.

Durante as abordagens, os profissionais da SMS orientam a população sobre a importância de cuidados simples como armazenar de forma correta materiais que possam acumular água como copos, garrafas e cocos vazios, após o uso.

Outra ação que está sendo realizada, em parceria com a Vigilância Sanitária, é a abertura dos imóveis fechados. De acordo com o coordenador do programa municipal de Controle da Dengue da SMS, Alessandro Medeiros, as denúncias sobre os imóveis fechados são feitas, por exemplo, por meio de denúncia da população pelo Disque-Dengue.

Este serviço implantado pelo município para receber denúncias e prestar esclarecimentos sobre a dengue é outro importante instrumento de prevenção à doença. Para esclarecer qualquer dúvida sobre como identificar e eliminar criadouros da doença ou mesmo denúncia sobre imóveis abandonados, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza o telefone 0800 281 4031. Além disso, a SMS esclarece, ainda, que qualquer pessoa também pode comparecer pessoalmente ao Departamento de Vigilância a Saúde (DVS) do município, localizado na rua Floriano Peixoto, 497, Petrópolis, próximo ao Palácio dos Esportes, para dar ou receber informações de focos do mosquito Aedes Aegypt e ações de combate.

Monitoramento

De acordo com Alessandro Medeiros, a maior epidemia de dengue aconteceu entre o segundo semestre de 2007 e o primeiro semestre de 2008. Já em 2009, a queda foi perceptível e a redução calculada em 93,4%. Em 2010, o município não teve epidemia, mas teve uma alta considerável de 182,4% de casos em relação ao mesmo período do ano anterior.

Desde o início deste ano, 233 casos foram notificados na capital, o que representa um aumento de 147% do número de casos se comparado ao ano passado. Porém, o coordenador do programa municipal de Controle da Dengue da SMS ressalta que as epidemias de dengue são cíclicas e, que por isso, a participação da comunidade em um trabalho conjunto com a SMS é tão importante. “Geralmente quando acontece epidemia em um ano, o ano seguinte apresenta uma queda significativa. Porém, este ano estamos em risco de dengue e já intensificamos as ações preventivas. Mas é fundamental a colaboração da população”, explicou Alessandro Medeiros.

Como prevenir

A população pode ajudar a evitar a proliferação do mosquito da dengue mantendo a caixa d’água sempre fechada; remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; lavar tanques semanalmente com escova e sabão; manter fechados tonéis e barris d’água; encher com areia até a borda os pratinhos de vasos de planta; os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados por dentro semanalmente com água e sabão; entregar os pneus usados ao serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água ao abrigo de chuvas; colocar o lixo em sacos plásticos, manter a lixeira bem fechada e principalmente não jogar lixo em terrenos baldios.