SMS prepara novo Plano Municipal de Saúde

Crédito da imagem: Divulgação SMS

Profissionais da rede municipal de saúde de Natal estão analisando e discutindo pontos para elaboração do Plano Municipal que norteará toda a estrutura e funcionamento dos serviços de saúde na capital até o ano de 2013. A programação, desenvolvida pela Assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), incluiu palestras, oficinas e plenárias para uma construção coletiva do documento.

Segundo a assessora de planejamento da SMS Graça Pessoa, os encontros, também dirigidos a representantes da sociedade civil e do controle social, e que começaram desde a última semana de dezembro, tem o intuito construir e elaborar em conjunto metas que deverão ser cumpridas até o ano de 2013, além da visualização de um diagnóstico do funcionamento de toda a rede municipal de saúde e organização de um cronograma de ações para 2011.

No primeiro evento para uma construção coletiva do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2010 / 2013, realizado no início da semana passada, no auditório do Monza Palace Hotel, gestores e profissionais de saúde dos diversos setores e departamentos da SMS assistiram a palestras, que tiveram como tema: o planejamento em saúde; a avaliação do PMS 2006 / 2009; além das estratégias e perspectivas para a formulação do novo PMS.

Na ocasião, todos os presentes também participaram de oficinas, em que se dividiram em pequenos grupos, para a elaboração de metas em diversas áreas do serviço de saúde, dentro de dois eixos: o de Gestão estratégica e participativa do SUS (englobando a Gestão do Trabalho no SUS, Gestão da Educação Permanente, Gestão de Insumos e de Infraestrutura, Gestão de Recursos Financeiros e Controle Social do SUS) e o de Atenção Integral à Saúde (abarcando a Fortalecimento da Atenção Básica/Primária, Redes Estratégicas e Linhas de Cuidado, Atenção Especializada em Saúde (ambulatorial e hospitalar), Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde – Ações integradas de VISA, VE, VA, ST e Controle de Zoonoses, Promoção da Saúde).

No segundo e no terceiro encontro, realizados nos dias 28 e 30 de dezembro, no auditório da SMS, todo o material produzido nas oficinas foi exposto a um grupo maior, para mais um momento de discussão e análise das metas propostas para o serviço de saúde no município.

“O PMS está previsto na legislação e todos os municípios estabelecem seu planejamento para um determinado período. Nestas reuniões estamos construindo em conjunto, em que cada um, dentro de sua área, traz uma perspectiva para determinadas questões e para todo o serviço, formulando estratégias mais racionais e que vão de encontro à realidade e necessidades da rede”, destaca o chefe do Centro de Zoonoses de Natal, Diógenes Soares.

De acordo com assessora de Planejamento Graça pessoa, o próximo passo será a escritura final do texto, a partir das idéias traçadas. “Nessas últimas reuniões que faremos nesse mês de janeiro revisaremos, reescreveremos e validaremos cada uma das metas e propostas que cada grupo elaborou, vendo o consensual do trabalho. Esse material será um documento final, não só com metas, mas também com diagnósticos”, explica.