Cesta básica registra redução média de 0,68% em Natal

Após quatro semanas consecutivas apresentando aumentos, desta vez o custo do cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal apresenta variação negativa. Nesta semana os preços caíram, em média, 0,68%, em relação à semana passada. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que estava cotado em R$ 363,92 na semana passada, caiu para R$ 361,46.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Nastal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais catorze (14) subiram esta semana, vinte e cinco (25) sofreram redução, e um – creme dental – permaneceu estável.
A maior redução ocorreu nos produtos de higiene e limpeza (caíram 4,67%), seguidos pelos hortifrútis (-3,54%) e pelos produtos industrializados e semi-elaborados (-0,17%).

Os maiores aumentos da semana foram observados na carne bovina de 1ª (subiu 4,0%), repolho branco (+2,8%), batata doce (+2,7%), carne de sol de 1ª (+2,4%), carne bovina de 2ª (+2,3%) e frango congelado (+2,1%).

Por outro lado, dentre os produtos que registraram redução de preço nesta semana, destaque para a cebola pera (caiu 13,0%), chuchu (-11,9%), sabão em barra (-10,2%), ovos brancos grandes (-8,7%), batata comum (-8,3%) e feijão carioquinha tipo 1 (-7,1%).

Custo da cesta básica por estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL, nesta semana a cesta básica mais barata é a do hipermercado EXTRA – MIDWAY MALL (R$ 320,63). A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica nos estabelecimentos pesquisados é de 22,9%, o que equivale a R$ 73,44.

Dos doze (12) estabelecimentos pesquisados pelo Procon Natal, sete (07) registraram variação negativa esta semana, em relação à semana passada, enquanto em cinco (05) supermercados a variação foi positiva. A maior redução foi verificada no Hipermercado Extra – AV. Engº. Roberto Freire (-4,37%), E O maior aumento ocorreu no Carrefour – Zona Sul (+2,0%).

Veja abaixo o custo médio da cesta básica nas doze lojas pesquisadas pelo Procon Natal.