Alunos da rede municipal de ensino são homenageados pela Prefeitura

Provando a excelência do ensino na rede pública municipal, 77 alunos de 15 escolas do município conseguiram ser aprovados no exame de seleção para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em reconhecimento à dedicação das escolas e aprovação dos alunos, a Prefeitura homenageou-os nesta sexta-feira, 12, às 10 horas, no Palácio Felipe Camarão, condecorando-os com medalhas.

De acordo com o Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, as escolas que aprovaram alunos na seleção foram: 4º Centenário, Terezinha Paulino, Iapissara Aguiar, Adelina Fernandes, Irmã Arcângela, José Alves Landim, Palmira de Souza, Francisca Ferreira, Mário Lira, Luiz Maranhão, José Sotero, Professor Zuza, Professor Waldson José Bastos Pinheiro, Celestino Pimentel e Ferreira Itajubá. A escola com o maior número de aprovados foi a Escola Municipal do 4º Centenário. Na sequência, as escolas Terezinha Paulino e Iapissara Aguiar, cada uma com nove alunos.

Na ocasião, o secretário de Educação do município, Edvan Martins, defendeu que a aposta no estudo e numa gestão de educação articulada faz toda a diferença. Edvan Martins citou ainda a sua condição de estudante de escola pública que conseguiu concluir três cursos superiores. Na avaliação do secretário, o ingresso dos alunos no IFRN é o início de uma carreira brilhante. “Isto ocorreu porque a atual gestão tem investido na educação. Acreditar no ensino é prioridade da prefeita Micarla de Sousa”, ressaltou Edvan Martins.

A exemplo de Martins, o secretário do Gabinete da Prefeita, Kalazans Bezerra, disse que sempre estudou em escolas públicas, inclusive na antiga Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (Etfrn), atual IFRN, de onde saiu para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para cursar Engenharia. Foi a Etfrn que despertou o espírito público no secretário. Na ocasião, o secretário pediu para os alunos aprovados aproveitarem a oportunidade. “Vocês precisam ser mais do que alunos. Precisam ser cidadãos e cidadãs”, ilustrou.

Primeiro lugar no curso de Informática do IFRN, a aluna concluinte da Escola Municipal do Quarto Centenário, Cecília de Oliveira, 15, disse que cursar Informática sempre foi o sonho dela. Cecília enalteceu o apoio dos professores e da escola, que instalou um cursinho para os alunos se reforçarem para o exame.

Prêmio SESI

Durante a solenidade, foi prestada também homenagem a Escola Municipal Professor Eudo José Alves, selecionada como uma das 25 finalistas na categoria “Escola Pública”, na segunda fase do Prêmio SESI Qualidade em Educação 2010. A escola tem a direção da professora Francisca Joseni dos Santos. De 22 a 24 de novembro um representante da escola participará em Brasília de uma série de atividades relacionadas ao prêmio.