Prevenção às drogas para conquista do selo Unicef

Mais uma ação pela conquista do Selo Unicef. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, por meio do Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas – DEPAD, lançará no dia 29 de novembro, às 8h, no Praia Mar Hotel, o “Projeto Prevenção é com a Gente”, que terá como objetivo principal envolver adolescentes e jovens no enfrentamento ao uso de crack e outras drogas. O Projeto faz parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura para a conquista do Selo Unicef. Para obter o Selo, Natal tem que atingir até 2012 as metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltadas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

O evento de lançamento do “Projeto Prevenção é com a Gente” vai contar com a presença da Prefeita de Natal, Micarla de Sousa; representantes da Semtas, ONGs, Universidades, Poder Judiciário, Poder Legislativo; Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência, entre outros. Dentre as ações do Projeto estão a capacitação de jovens para se tornarem Agentes Multiplicadores da Prevenção às Drogas, a realização de encontros, festivais e ações diversas nas comunidades para a sensibilização dos jovens e das famílias para o enfrentamento deste problema social.

“O nosso grande objetivo é promover a participação dos adolescentes no enfrentamento ao uso de drogas. Queremos construir uma Rede Municipal de Participação Infanto-Juvenil, conforme prevê a Convenção Internacional sobre os Direitos da Infância e o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Após o lançamento do Projeto, haverá a fase de “Recrutamento e Seleção” dos adolescentes e facilitadores que irão integrar as atividades. Eles serão capacitados e irão executar ações em suas próprias comunidades. Vale frisar que os jovens serão, a todo momento, acompanhadas por técnicos da Semtas. “Essa ação nas comunidades é de extrema importância não só para os jovens envolvidos mas também para toda a comunidade que terá a chance de participar desse momento transformador, onde eles dizem não as drogas e sim a vida. Os trabalhos desenvolvidos também se refletem positivamente para conseguirmos atingir as metas em melhorias nos indicadores sociais previstas pelo Unicef  para a conquista do Selo para o município”, afirmou Edineusa Gomes Guedes de Paiva, Diretora do DEPAD.

No primeiro semestre de 2011, o DEPAD realizará o I Fórum Municipal de Participação Infanto-Juvenil no Enfrentamento ao Crack e outras drogas, evento que dará início à execução do Plano de Ações Comunitárias de Participação Infanto-juvenil. O Plano será construído junto com os jovens, baseado nas realidades vivenciadas até então. O II Fórum Municipal está previsto também para 2011, onde será realizada a apresentação dos resultados obtidos com a execução do Plano de Ações Comunitárias.