Semana de Expressões Culturais homenageia religiões afro brasileiras

Dentro da programação da Semana de Expressões Culturais acontecerá nesta sexta-feira (20), uma celebração chamada “Toque de Jurema”, uma reverencia prestada pelos mestres e pais de santo a memória juremeira. O culto, cujos rituais denominam-se "mesa" ou "toque de jurema", ocorre em torno da ingestão da jurema, bebida fermentada feita com hidromel e cascas da árvore de mesmo nome, da fumaça das raízes queimando no cachimbo (ou “catimbo”, expressão da qual teria derivado o termo catimbó) e dos “pontos” ou “linhas” (cantigas), entoados ao som dos maracás e palmas e – em alguns casos - atabaques, xeres, agogôs e até triângulos.

A celebração será coordenada pelo mais famoso Mestre de Jurema do Rio Grande do Norte, o Pai Freitas. Na oportunidade, será lançada a edição de agosto da revista Orixás, uma publicação nacional cujo foco é a religião afro brasileira. A edição deste mês trás uma matéria especial que conta a trajetória de vida do Pai Freitas e descreve o culto a Jurema aqui no Estado.

O evento será às 19h, na Galeria Newton Navarro, situada na Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte, na Av. Câmara Cascudo, 434 – Centro.