Escola Municipal Monsenhor José A. Landim festeja sucesso da 9ª edição dos Jogos Escolares

Foto: SME

A Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim encerrou na última sexta-feira (07) a 9ª edição dos Jogos Internos Escolares que reuniu durante quatro dias cerca de 400 estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental que concorreram nas modalidades de futsal, vôlei e queimada. O evento tem como objetivo incentivar a prática ao esporte e desenvolver habilidades sociais como comunicação e trabalho em equipe. A unidade de ensino tem 575 estudantes matriculados e está localizada no conjunto Soledade II no Potengi.

Atuando como professor de Educação Física, Omar Rodrigues Sobrinho, comentou que o período de pandemia devido ao vírus da Covid-19, ocasionou o afastamento de atividades como essa e ressaltou a importância para toda comunidade escolar. “É um momento que passamos que foi muito difícil. Há dois anos que não realizamos esses jogos, mas de uma maneira bem satisfatória conseguimos através do esporte resgatar esses alunos que estavam afastados. Sabemos do potencial de mudar vidas que o esporte têm e é com muita satisfação que organizamos essa competição”, disse.

Para a diretora administrativa Raphaela Costa Miranda Emerenciano, os jogos são uma tradição e esse ano, eles tiveram como ênfase trabalhar com a proposta pedagógica da cidadania e o respeito ao meio em que estão envolvidos. “Queremos estimular a questão da cidadania, do relacionamento entre eles. Depois da pandemia pra cá, eles precisam desses momentos de interação, de socialização, respeito às regras, respeito ao outro. E justamente nessas modalidades de time, trabalham e exercitam bastante essas questões. Tudo isso é estimulado com a realização dos jogos”, relatou Emerenciano.

Participando nas modalidades de futsal e queimada, Renan de Melo Coutinho, tem 18 anos, é aluno matriculado no 9° ano B da Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim, foi campeão de futsal, ganhando medalha de ouro e contou sobre as emoções em vencer a modalidade. “Achei uma coisa maravilhosa, com muita organização e participamos sempre com muito respeito aos adversários”. Quem também contou sobre sua participação, foi o irmão gêmeo de Renan, Rian de Melo Coutinho, que estuda no 9° ano D, e participou das modalidades de queimada e futsal, obtendo medalha de prata nas duas categorias. “Fico feliz pelo meu resultado e o resultado da equipe adversária, foram jogos disputados e divertidos”